Marcelinho Carioca projeta atender jovens com ‘Liberdade Assistida’ em Guarulhos

Por Rômulo Magalhães

Considerado um dos maiores ídolos da história do Corinthians, o ex-jogador Marcelinho Carioca planeja lançar em Guarulhos, por meio do instituto que leva o seu nome, um projeto que atenderá adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida (LA). Este é um regime de liberdade aplicada aos jovens autores de infração penal ou que apresentam desvio de conduta.

O objetivo do projeto, que já existe em Ribeirão Preto, é atender esses jovens em LA e transformar em LE (Liberdade Esportiva). “O projeto atende o jovem com modalidades esportivas, tira a ociosidade, reeduca e reintegra para a sociedade”, explicou o ex-jogador durante visita à Guarulhos ontem.

O instituto Marcelinho Carioca atua na área do terceiro setor com responsabilidade social. De acordo com o idealizador, as principais vertentes são empreendedorismo, integração da família, estudos, saúde, cultura e esporte. “Foi constituído em 2003 e revelamos atletas como David Luiz, Lucas, Williams e Dedé. Então quando você gera oportunidade, não deixa a criança ociosa e apresentando as modalidades esportivas estruturadas, gera talento”, declarou.

Conhecedor da cidade, ele disse que sonha em ver o município novamente como a Capital do Esporte Amador, como era considerada na década de 1990, e lamentou que Guarulhos ainda não tenha um clube na elite do futebol estadual. “Muito ruim para a cidade. Imagina um time aqui na primeira divisão? O que iria gerar, não só a parte de business (negócios), mas também visibilidade para o cenário brasileiro e mundial”, afirmou.

Foto: Rômulo Magalhães