Mantenedor do Eniac é um dos palestrantes do maior Fórum de Educação Superior da América Latina

Um dos fundadores e mantenedor do Eniac, o professor Ruy Guérios será um dos palestrantes da 22ª edição do maior Fórum de Educação Superior da América Latina, o FNESP.

O evento é organizado pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp) e, pela primeira vez, será realizado de maneira online, nos dias 27, 28 e 29 de outubro.

A programação completa está disponível no link https://www.semesp.org.br/fnesp/programacao/ e as inscrições devem ser feitas no https://www.semesp.org.br/fnesp/inscricoes/.

Neste ano, a proposta do fórum é dar um “reset” no Ensino Superior. Isso porque, nas últimas décadas, houve uma expansão no número de matrículas nas faculdades brasileiras.

De acordo com o Semesp, esse crescimento de matrículas veio acompanhado de mudanças sociais e tecnológicas bruscas, que afetaram o modelo de negócio das Instituições de Ensino Superior (IES).

De um lado, os avanços tecnológicos, agora potencializados pela Revolução 4.0, de outro, a alteração do perfil dos jovens e o surgimento de novas profissões.

No dia 28 de outubro, a partir das 11h30, Ruy participará do debate “Redes de Cooperação – Alternativa para as IES do século XXI”, ao lado da presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Maria Helena Guimarães de Castro, e do conselheiro da CNE, Luiz Roberto Liza Curi.

“Estamos vivendo um momento de muitas transformações no mundo todo. É hora de refletir, estudar e promover mudanças curriculares, de metodologia e modelo de negócios, mais centrados nos alunos e que ativem a aprendizagem e os capacitem para ajudar a fazer e a liderar essa transformação 4.0 em movimento”, afirma Ruy.