Mais nove escolas receberão ‘Programa Ilhas Verdes’ neste ano

Assunto: Plantio de árvores CEU Pimentas Local: Ceu Pimentas Data: 09.06.2017 Foto: Fabio Nunes Teixeira

Da Redação

Neste ano o Programa Ilhas Verde nas Escolas (PIV) será implantado em mais nove escolas municipais, que receberão cerca de 300 mudas de árvores. Em 2017, o PIV realizou o plantio de 400 mudas em 26 escolas municipais, todas localizadas em Ilhas de Calor. Esses locais receberam mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, tais como: Cabeludinha, Ingá, Cambuci, Gabiroba, Grumixama, Uvaia e Juçara entre outras.

A Escola Professor Wilson Pereira da Silva, no Jardim Presidente Dutra, recebeu na semana passada a primeira edição do ano do programa. Resultado da parceria entre as secretarias de Meio Ambiente (Sema) e a de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel), a iniciativa tem por objetivo realizar plantio nas áreas das escolas municipais para a diminuição das Ilhas de Calor na cidade.

Uma parceria com a Universidade de Guarulhos (UNG) tornou possível a identificação, por meio de satélite termal, das áreas da cidade que apresentaram aumento da temperatura ambiente nos últimos anos. Essas áreas são conhecidas como Ilhas de Calor e são causadas pela baixa quantidade de arborização urbana. Em Guarulhos, a maioria desses locais se concentra entre os bairros de Cumbica/Bonsucesso/Pimentas.

Imagem: Fábio Nunes Teixeira