Mais de 700 mil veículos em Guarulhos poderão utilizar a placa Mercosul a partir do dia 1º; valor do emplacamento será definido por prestadoras de serviços credenciadas

- PUBLICIDADE -

Lucy Tamborino

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) iniciou nesta semana o credenciamento de estampadores para operação das placas do padrão Mercosul no Estado de São Paulo. Com isso, o emplacamento só estará disponível no dia 1º de fevereiro, para a frota de 703.960 mil em Guarulhos (últimos dados, contabilizados em novembro).

A medida obedece ao que foi determinado em uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que se aplica a todos os estados brasileiros. A estampagem, comercialização e instalação das placas serão serviços prestados pelas empresas credenciadas pelo Detran e cabe a elas determinar os valores.

De acordo com o órgão, a resolução torna possível a livre concorrência. O departamento deve somente acompanhar o provimento da infraestrutura de tecnologia de informação e controle das operações de emplacamento.

A nova placa não é obrigatória neste momento para todos os veículos, somente para os que realizarão o primeiro emplacamento ou aqueles que precisarem substituir o item em decorrência de mudança de categoria do veículo ou furto, extravio, roubo ou dano da referida placa. A exigência também atinge veículos que forem transferidos de município ou estado. Pessoas que desejam trocar voluntariamente também podem aderir o novo modelo.

Imagem: Lucy Tamborino

- PUBLICIDADE -