Mais de 620 mulheres têm medidas protetivas contra violência doméstica em Guarulhos

- PUBLICIDADE -

Da Redação

Ao todo, 624 mulheres em Guarulhos estão correndo risco de violência doméstica, com medida cautelar. Segundo relatório da Organização Mundial de Saúde, o Brasil ocupa o 7º lugar entre as 83 nações mais violentas para as mulheres.

O dado foi divulgado ontem pela Procuradoria Especial da Mulher da Câmara que recebeu duas profissionais que devem inaugurar o serviço da Patrulha Maria da Penha em Guarulhos: Darci Maria Feitosa dos Santos e Solange Veloso Teixeira. O acompanhamento das vítimas será feito por oito servidores da Guarda Civil Municipal (GCM), das 6h às 18h, inclusive nos finais de semana.

A Procuradoria, a GCM e a Delegacia da Mulher devem trabalhar em conjunto para acompanhamento dos casos de violência doméstica. Na semana passada, a GCM ganhou duas viaturas novas para o patrulhamento. O objetivo é fiscalizar se o autor da violência está mantendo distância da mulher sob medida protetiva. A violação da medida implica na prisão preventiva do agressor e a Patrulha Maria da Penha está em treinamento para atuar nessas circunstâncias.

Uma das inovações trazidas pela Patrulha Maria da Penha é o acionamento imediato da GCM se o agressor estiver na casa da vítima. Além disso, as mulheres receberão auxílio dos guardas municipais para restituir seus bens e retirar seus pertences do domicílio do agressor. Mais informações ligue: (11) 2087-3013.

Imagem: Pedro Lacerda

- PUBLICIDADE -