Mais de 4,5 mil animais foram castrados pela prefeitura

- PUBLICIDADE -
Corrida Folha Metropolitana

Da Redação

Um total de 4.500 cães e gatos foram castrados, identificados com microchip e receberam Registro Geral Animal (RGA) desde abril de 2017 quando o Departamento de Proteção Animal (DPan), da prefeitura foi criado.

O DPan atua na elaboração de políticas públicas específicas para proteção e bem-estar animal, bem como estabelece critérios para a comercialização e trânsito de animais na cidade.

O departamento, antes localizado nas dependências da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), no interior do Bosque Maia, passou a atender em sede própria, também localizada dentro do parque, porém com entrada pela rua Antônio Vita nº 579. A nova sede possui 100m2 e conta com sala de castração e cães e gatos para adoção.

Também integram a estrutura do DPan três Pet Parks (local exclusivo para lazer com cães), no Bosque Maia, no Parque Júlio Fracalanza (Vila Augusta) e no Bosque do Inocoop, além de clínica veterinária, canil e baias para recolhimento de animais de grande porte, no Jardim Triunfo. Estão em fase de projeto outros três Pet Parks para o Lago dos Patos (Vila Galvão), Parque Chico Mendes (Pimentas) e Casa do Atleta (Torre Tibagy). O departamento conta com a colaboração de representantes da iniciativa privada, protetores, instituições e profissionais de diversas áreas.

Castração

O próximo agendamento para castrações gratuitas de cães e gatos acontece hoje, a partir das 8h até o término das senhas, no CEU Pimentas (Estrada do Caminho Velho, 351). Os interessados devem ser maiores de 18 anos de idade. Comparecer ao local com documento pessoal e comprovante de residência no bairro. Serão entregues até duas senhas por CPF.

No momento, o Dpan oferece 60 cães e gatos para adoção. Todos os animais são vacinados, castrados e possuem microchip de identificação. Interessados em adotar devem acessar a página www.dpan.guarulhos.sp.gov.br ou contatar diretamente com o departamento pelos telefones: 2457-2112 e 2441-4656.

Imagem: Divulgação

- PUBLICIDADE -