Mais de 200 lixeiras recebem manutenção mensalmente devido a vandalismo

Pedro Lacerda

Cerca de 200 lixeiras recebem manutenção mensalmente em Guarulhos devido ao vandalismo. De acordo com a Secretaria de Serviços Públicos atualmente há 1.200 lixeiras distribuídas na cidade.

Elas se tornam alvo de vândalos que quebram ou queimam, causando não somente o prejuízo financeiro a prefeitura, mas também ambiental, já que, sem encontrar uma lixeira, muitas pessoas jogam o lixo no chão.

A manutenção incluiu desde a troca da tampa ou fundo até a substituição completa da papeleira. Segundo a pasta, elas servem para o descarte de resíduos como papéis de bala e chicletes, palito e embalagens de picolés, latinhas, garrafas d’água, pacotes de salgadinho, entre outros resíduos produzidos por quem se desloca ou passeia pelos logradouros do município.

As papeleiras são afixadas por um suporte metálico e são leves e de fácil manuseio, além de serem resistentes às variações climáticas e intempéries. Na parte superior, possuem uma chapa metálica, própria para apagar o cigarro e descartá-lo na papeleira.

Imagem: Pedro Lacerda