Mais de 130 pessoas receberam atendimento socioassistencial da Prefeitura neste domingo no Macedo

A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social de Guarulhos e o Núcleo Batuíra realizaram na manhã deste domingo (1º), no Macedo, uma ação para apresentar às pessoas em situação de rua os serviços socioassistenciais que a Prefeitura oferece. Durante o evento foram atendidas 132 pessoas, que tomaram café da manhã, receberam roupas e kits de higiene, tomaram banho, cortaram o cabelo e almoçaram.  

Ainda durante o fim de semana a pasta reforçou os atendimentos da Operação Inverno devido à persistência das noites geladas. Entre sexta-feira (30) e domingo (1º) foram acolhidas 224 pessoas em situação de rua e distribuídas refeições pelo programa Alimento Fraterno a todas elas. Outras 16 não aceitaram o acolhimento, mas foram alimentadas.

A Operação Inverno envolve um conjunto de ações, como o Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), das 21h às 9h, e o Serviço de Acolhimento Pernoite, que atende o público todos os dias das 18h às 9h e que disponibilizada 75 vagas com direito a alimentação e banho. Já em dias extremamente frios são abertas 55 vagas a mais caso haja um aumento na procura.

O Seas conta com linhas telefônicas exclusivas para as solicitações dos munícipes para atender o público vulnerável em situação de rua. Os munícipes podem entrar em contato nos seguintes telefones: 2536-4110 (das 9h às 21h) ou 2441-9396 (das 21h às 9h).

Além desses serviços os usuários podem procurar o Centro Pop e o Se-Pop, que são unidades com ofertas de serviço especializado. Nesses espaços eles podem se alimentar, higienizar, lavar suas roupas e passar em atendimentos com técnicos para acompanhamento e direcionamentos aos serviços socioassistenciais. Essas unidades funcionam de segunda a sexta feira das 8h às 17h.

O município de Guarulhos também conta com o Serviço de Acolhimento Institucional Masculino e Feminino. Essas unidades oferecem um total de 220 vagas fixas, sendo 200 para homens e 20 para mulheres, que são acessadas pelos Cras, Creas, Centro Pop e Se-Pop.

Endereços

Centro Pop I – Gopoúva

Rua Salvador Gorgone, 3

Se-Pop Batuíra

Rua Kida, 136 – Macedo