Mais de 110 vans de transporte intermunicipal irregular foram apreendidas neste ano

- PUBLICIDADE -

Mayara Nascimento

De janeiro a julho deste ano, 114 veículos foram apreendidos em Guarulhos por realizarem transporte irregular de passageiros. Além de trazerem risco aos usuários, os motoristas das vans ameaçam os motoristas de ônibus para eliminarem a concorrência. A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) realiza operações em parceria com a Polícia Militar com carros descaracterizados em pontos distintos da cidade para identificar e apreender os veículos.

Segundo morador do bairro Vila Any, que preferiu não se identificar, os motoristas clandestinos impedem que os ônibus façam o itinerário completo. “Eu moro aqui há 31 anos e esse bairro sempre foi carente de condução. De uns tempos pra cá eles tomaram conta e começaram a ameaçar os motoristas. A média de espera é duas horas. Depois das 16h os ônibus não sobem, dependendo o motorista passa com o letreiro apagado por medo”, informou.

Segundo os moradores da região, no bairro dos Pimentas, a linha de ônibus 349TRO Itaim Paulista/Parque Brasília possui poucos carros fazendo a rota, deixando os moradores da região esperando muito tempo nos pontos de ônibus ou recorrendo às vans.

As vans andam em alta velocidade e se recusam a levar os idosos e os deficientes. “Sou deficiente, tenho a gratuidade garantida por lei. As vans não aceitam a carteirinha e pedem para fazer outra na garagem deles”, contou o usuário.

Os usuários dos ônibus intermunicipais podem registrar as reclamações na ouvidoria da empresa por meio do site www.emtu.sp.gov.br/ouvidoria. Para realizar a denúncia é necessário especificar o número da linha, horário das irregularidades apontadas e o prefixo do veículo.

Imagem: Pedro Lacerda

- PUBLICIDADE -