Mais de 11 mil eleitores de Guarulhos podem ter o título cancelado

Lucy Tamborino

Um total de 11,6 mil eleitores de Guarulhos podem ter o título cancelado caso não regularizem a situação junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) até o dia 6 de maio. Isso deve acontecer com as pessoas que não votaram nem justificaram a ausência às urnas nas últimas três eleições.

Guarulhos é terceira cidade com maior número de votantes do estado com 814.342 pessoas aptas e a sétima com eleitores irregulares com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em todo país, mais de 2,6 milhões de pessoas estão em situação irregular e podem ter o título cancelado.

Para regularizar o título o eleitor deve comparecer ao cartório eleitoral equivalente a sua zona eleitoral de inscrição com documento oficial com foto, comprovante de residência e título eleitoral. Os eleitores também estarão sujeitos a pagamento de uma multa no valor de R$ 3,51 para cada ausência não justificada. Exclusos dessa regra estão somente pessoas na qual o voto é facultativo, ou seja, analfabetos, menores de 18 anos e maiores de 70 anos, além de portadores de deficiência física ou mental.

Imagem: Agência Brasil