Mais da metade dos cursos do Eniac avaliados estão com nota 2 no Enade 2018

Mayara Nascimento

Dos 17 cursos analisados do Eniac, entre graduação e cursos de tecnologia, 12 deles obtiveram nota 2 no conceito Enade 2018.

No momento em que a prova foi aplicada, em novembro do ano passado, o Eniac tinha uma mantenedora e duas instituições mantidas: o Centro Universitário Eniac e a Faculdade Eniac. Nos dados do Inep os cursos aparecem repetidos e em relatórios diferentes, porém ambos os resultados são da instituição, que operam no mesmo prédio.

Tecnologia em Processos Gerenciais, por exemplo, aparece três vezes. Um com conceito 1, na Faculdade Eniac, e duas vezes com o conceito 2. O curso de Administração da Faculdade Eniac garantiu também nota 2, mas a do Centro Universitário Eniac não foi classificada.

Posicionamento Eniac:

O Centro Universitário Eniac esclarece que acompanha ativamente os indicadores disponíveis para avaliar a qualidade dos cursos, sendo o mais utilizado o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que será divulgado pelo MEC em meados de dezembro. Esse índice é priorizado por levar em consideração, além da nota do aluno na avaliação do Enade, o Índice de Diferença entre os Desempenhos (IDD), que mostra a evolução dos alunos comparando as notas do Enem e do Enade. A partir dessa avaliação, a instituição visualiza o efetivo progresso do aluno durante toda a trajetória escolar.

O Eniac ressalta que promover o acesso ao ensino superior e a empregabilidade de seus alunos representa uma de suas principais missões. Entre as políticas criadas para essa finalidade, o Eniac encabeçou, junto à Prefeitura de Guarulhos, a criação do Citig – Centro de Inovação Tecnológica | Innovation Eniac de Guarulhos, primeiro polo tecnológico do município. Por meio do Citig, são mapeadas oportunidades de trabalho para as quais uma Agência de Talentos seleciona candidatos dentro da própria instituição. O Eniac é também referência na promoção de eventos e projetos que beneficiam toda a comunidade escolar e guarulhense.

Em termos pedagógicos, ainda, os programas de ensino são desenvolvidos a partir de pesquisas sobre tendências mundiais em termos de metodologias de ensino (o Eniac é precursor de espaços como FabLabs e MediaLabs na região, por exemplo) e de necessidades de mercado, com o objetivo de alavancar a entrada desse futuro profissional no mercado de trabalho.

Imagem: Mayara Nascimento