Mais 16 médicos de família passam a atender nas UBS a partir de segunda-feira

Da Redação

Na próxima segunda-feira (25) mais 16 médicos da Estratégia Saúde da Família passam a reforçar o quadro em 12 Unidades Básicas de Saúde que estão com déficit de profissionais. Eles, que iniciaram nesta segunda-feira (18) o curso introdutório na Escola SUS, integram o grupo de 33 generalistas aprovados no último processo seletivo, realizado no mês passado. Todos já foram convocados pela Prefeitura e os que ainda não se apresentaram para início das atividades têm até o próximo dia 21 para assumir a função.

Antes de começar a atender a população, os médicos passam por uma semana de capacitação, que inclui conteúdo teórico e prático sobre o funcionamento e os protocolos da Rede Municipal de Saúde, bem como sobre o SUS. Nesta terça-feira (19), o grupo cumpriu uma agenda externa na parte da manhã, com uma visita à UBS Marinópolis, no Jardim presidente Dutra, para a ação chamada de territorialização.

Por meio dessa ação, que inclui visita a algumas ruas do bairro, os médicos têm a oportunidade de conhecer de perto os problemas de saúde que mais afetam a população de determinado território, bem como as condições locais que interferem nesse processo de adoecimento, como, por exemplo, descarte irregular de lixo, falta de saneamento, entre outros fatores. De volta à Escola SUS, na parte da tarde, a atividade proposta é para que seja discutido e definido o que pode ser feito para melhorar a saúde da comunidade.

As contratações de médicos serão realizadas pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em caráter emergencial, por tempo determinado de 12 meses, podendo o contrato ser prorrogado por até igual período. Essa é mais uma iniciativa da Secretaria de Saúde para completar o quadro de profissionais das UBS e garantir assistência de qualidade à população.

Foto: Sidnei Barros/PMG