Lobinha nascida no Zoológico de Guarulhos completa um mês de vida

O Zoológico de Guarulhos está em festa. Neste sábado (25) a filhote fêmea de lobo-guará nascida do parque completa um mês de vida. Glória, como foi batizada pela equipe do zoo, mais que triplicou de tamanho, passando de 330 gramas a 1,72 kg, e segue crescendo saudável sob o cuidado intensivo de diversos profissionais, já que foi rejeitada pela mãe.

De acordo com Fernanda Magalhães, diretora do Zoo, a equipe está se revezando para dar conta de alimentar o animalzinho. “São duas mamadeiras de 50 ml de leite específico para aleitamento canino a cada quatro horas, inclusive durante a noite, e hoje introduzimos a papinha de desmame, então temos que nos revezar para conseguir atendê-la”, explica Fernanda, que acredita que a rejeição tenha ocorrido por conta da “inexperiência” da loba Kiara diante de sua primeira cria.

Ainda de acordo com Fernanda, o nascimento da lobinha, cuja espécie figura na lista de animais em risco de extinção, reafirma a importância do trabalho dos zoológicos para preservação da biodiversidade. “Cada filhote de um animal ameaçado representa uma esperança de sobrevivência para a espécie, por isso empenhamos todos os esforços para propiciar as condições de reprodução aos adultos. No caso dos lobos-guará, oferecemos um amplo recinto com bastante vegetação e alimentação que oferece todos os nutrientes que os animais encontrariam em seu hábitat natural”, finaliza a diretora.

Lobo-guará

O lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) é o animal-símbolo do cerrado brasileiro. Trata-se do maior canídeo da América do Sul, podendo atingir entre 20 kg e 30 kg de peso e até 90 cm na altura da cernelha (região localizada entre os ossos do ombro e a base do pescoço). Todos os países em que a espécie ocorre (Brasil, Paraguai, Argentina e Bolívia) o classificam em algum grau de ameaça. Estima-se que existam somente 23 mil exemplares na natureza.

Serviço

O zoológico está temporariamente fechado devido à pandemia de Covid-19, mas os animais e a rotina do local podem ser conhecidos nas páginas do parque no Facebook (Zoológico de Guarulhos) e no Instagram (zooguarulhos).

Fonte: Prefeitura de Guarulhos