A Estação Aeroporto-Guarulhos será o ponto de partida do Aeromovel; linha também chegará a novos bairros de Guarulhos
Nesta sexta-feira, 31 de março, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) celebra os cinco anos de inauguração da Linha 13-Jade, a mais recente linha da companhia e que levou os trilhos para Guarulhos, a segunda maior cidade do Estado de São Paulo.
A Linha 13-Jade foi a primeira totalmente construída pela CPTM e teve sua construção iniciada em dezembro de 2013. Com três estações — Engenheiro Goulart, Guarulhos-Cecap e Aeroporto-Guarulhos, a linha possui 12,2 km de extensão, sendo 4,3km em superfície e 7,9km em elevado.
Mas estes números podem ser considerados apenas iniciais, visto que a linha chegará a outros pontos de Guarulhos, como Bonsucesso, o mais populoso bairro do município. Na outra ponta, a CPTM já se prepara para estender o trajeto até a Estação Palmeiras-Barra Funda. Hoje possui uma moderna frota de trens e sistema de sinalização de trens automáticos, o ATO, que permite que a linha seja a primeira da companhia a ter portas automáticas nas plataformas das suas três estações, visto que as composições recebem comandos do Centro de Controle Operacional (CCO), como controle de velocidade, de parada programada nas plataformas, de abertura e fechamento de portas e o tempo de abertura das portas nas plataformas.
“A importância da Linha 13-Jade é conseguir atender com rapidez e pontualidade não apenas passageiros e funcionários do aeroporto, mas também uma grande parcela da população de Guarulhos, visto que em Guarulhos-Cecap temos o terminal rodoviário e um terminal de ônibus intermunicipal, favorecendo a mobilidade das pessoas que habitam a região e trabalham ou estudam na capital”, afirma Pedro Moro, presidente da CPTM.
Pelos trilhos da Linha 13-Jade também passam os trens do Expresso Aeroporto, que a cada uma hora, todos os dias, liga a Estação Luz à Estação Aeroporto-Guarulhos, parando apenas em Guarulhos-Cecap.
Aeromovel
Além de celebrar o aniversário da Linha 13-Jade, o evento de comemoração contou com a participação de representantes das empresas Marcopolo, GRU Airport e Aerom, que falaram sobre o Aeromovel, trem que ligará a Estação Aeroporto-Guarulhos aos três terminais do aeroporto internacional.
“O Aeromovel é um sistema ferroviário com roda de ferro sob trilhos. Não é tecnologia de monotrilho. É um veículo extremamente leve, com duas composições”, explica Eduardo Chrysostomo, diretor de Operações da Aerom. De acordo com ele, o tempo total de viagem entre a estação da Linha 13-Jade da CPTM até o terminal 3 será de 6 minutos. “E o headway (intervalo médio entre os trens) é de 4 minutos, podendo ser regulado conforme a demanda”, diz.
“Os aeromóveis vão oferecer tecnologia e design que garantem conforto, total acessibilidade e segurança aos passageiros”, explica Petras Amaral Santos, Gerente executivo Marcopolo Rail, empresa responsável pela fabricação das composições.
“Em relação ao tempo, a economia deve ser de 15 a 20 minutos, mas eu acho que mais importante que o tempo é o conforto do passageiro. Hoje você chega carregando mala, tem que descer escada rolante, elevador, ter que pegar o ônibus, e agora você vai em um sistema totalmente acessível”, afirma o presidente da CPTM, que lembra ainda que com o Expresso Aeroporto o tempo de viagem é de 30 minutos entre a Estação da Luz e a Estação Aeroporto-Guarulhos. “É imbatível contra qualquer outro modal”, completa o presidente.
A previsão é que o Aeromovel inicie suas operações no 1º trimestre de 2024. Os investimentos são de R$ 301 milhões e a previsão é de que até 2 mil pessoas sejam atendidas por hora, em cada sentido.