Linha 13-Jade completa um ano e CPTM amplia número de viagens até o Brás

SP - AIRPORT-EXPRESS-CPTM - GERAL - Cerimônia marca o início da operação do serviço Airport Express, com viagens diretas, sem paradas, entre as estações da Luz e Aeroporto-Guarulhos, na Linha 13-Jade, em São Paulo (SP), nesta terça-feira (16). Serão cinco viagens de ida e cinco de volta em horários determinado. O primeiro trem partirá às 10h da Estação da Luz. O bilhete do serviço Airport Express custará R$ 8 e poderá ser adquirido nas duas estações. 16/10/2018 - Foto: WILLIAN MOREIRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Da Redação

A linha 13-Jade (Engenheiro Goulart – Aeroporto Guarulhos) completa um ano de operação no dia 31 de março. Para comemorar, o serviço Connect será ampliado. A partir desta terça-feira (02), nos dias úteis, o número de viagens entre as estações Aeroporto-Guarulhos e Brás, sem necessidade de transferência na linha 12-Safira, passará para 21 partidas nos dois sentidos (antes eram 12). Aos sábados, as viagens sobem de seis para 11.

No sentido Brás – Aeroporto os novos horários são 5h45, 8h25, 17h25, 20h05 de segunda-feira a sexta-feira. Já aos sábados são 5h45 e 8h25. No sentido oposto, partindo da estação Aeroporto, os horários são: 5h40,8h20,17h20, 20h e 0h de segunda-feira a sexta-feira, já aos sábados 5h40, 8h20 e 0h; e domingo 0h.

Outra novidade é que todos os dias, incluindo domingos, um trem do serviço Connect partirá à meia-noite da estação Aeroporto Guarulhos, com destino à estação Brás, onde o passageiro poderá pegar o Expresso Leste da linha 11-Coral até a Estação da Luz.   

A ampliação atende demanda de moradores da região de Guarulhos. Atualmente, a linha 13-Jade transporta cerca de 13 mil passageiros por dia. Desses, 9 mil utilizam o Connect, que permite chegar mais rápido e com mais com conforto ao centro de cidade de São Paulo.

Ações culturais

Na terça-feira (02), uma série de apresentações culturais dá continuidade às comemorações. A partir das 12h teremos a performance de hip hop “Onda do Passinho” na Estação Aeroporto. Os coletivos culturais Trupe Ortaética de Teatro Comunitário e New Squad vão agitar os passageiros da estação Aeroporto com uma coreografia cheia de ritmo. Mesclando elementos do hip hop com o funk, os jovens darão voz às comunidades guarulhenses em que cresceram. Na sequência, os grupos desembarcarão em Guarulhos-Cecap e Engenheiro Goulart.

Às 13h, a performance “A Mulher que Contava Histórias”, da contadora Wânia Karolis, e o grupo de teatro Tiro de Letra prometem emocionar os passageiros da estação Aeroporto com uma narrativa que transita entre o lúdico, a fantasia e a realidade. As duas histórias acontecem simultaneamente e se complementam no decorrer de seu desenvolvimento. A apresentação seguirá para as estações Guarulhos-Cecap e será encerrada, por volta das 15h, em Engenheiro Goulart.

Na área livre da estação Aeroporto, outro destaque será a exposição de esculturas dos artistas Antonio Donizeti Vaz de Azevedo e Marly Akemi Soga Alves. A dupla cria obras a partir de materiais recicláveis, fazendo réplicas de monumentos históricos como o Panteão, a Basílica de São Pedro e o Coliseu de Roma.

Tem novidade para agitar “os fãs das selfies”. Sete espaços permanentes foram criados na estação Aeroporto-Guarulhos para os passageiros tirarem fotos e postarem nas redes sociais. Oportunidade para cliques em um cenário com os aviões pousando e decolando.

Imagem: WILLIAN MOREIRA-ESTADÃO