Liga Guarulhense e Ponto de Encontro fecham parceria pelo futsal do município

Na noite da última quinta-feira (12), na sede da Pró-Menor, no bairro do Macedo, se reuniram Carlos Alberto Fernandes, o Carlinhos, presidente da Liga Ponto de Encontro, Alexandre Almeida, presidente da Liga Guarulhense, o vereador Lauri Rocha (PSDB) e Valtinho Ribeiro, da Secretaria de Esportes. O motivo do encontro, além de bater o martelo na parceria entre as ligas, foi debater formas de melhorar o futsal do município.

Ainda no primeiro semestre, as ligas Guarulhense e Ponto de Encontro já organizarão competições juntas, a primeira delas é a Terceira Divisão na categoria principal, que abriu inscrições neste sábado (14). Depois, os demais torneios também serão divididos entre as entidades em um acordo que, a princípio, vale por 12 meses.

O mandatário da Liga Guarulhense, fundada em 1976, explanou o que espera do projeto. “Nossa expectativa é que, juntos, possamos promover bons campeonatos no município e, quem sabe, resgatar aquele tempo em que eu saía de casa às 8h e voltava às 22h em pleno domingo realizando jogos na cidade”, disse Alexandre.

Carlinhos, por outro lado, comemora o feito. “Pensei nisso ano passado, tendo em vista a organização deles, com um quadro de 60 árbitros, juntando tudo à força da Ponto de Encontro, teremos uma potência. Existe mensagem maior do que duas associações unidas pelo futsal da cidade?”, questiona.

Guarulhos, além de ser a única cidade do Estado com duas ligas oficiais, com cadastro na Federação Paulista, passa a ter uma “superliga” com mais de 300 equipes filiadas e milhares de atletas, do sub-8 ao veterano, vinculados a ela.

“Teremos mais agremiações juntas e acabaremos com aquela coisa de competição de quem faz mais jogos ou quem tem maior estrutura. Juntos, poderemos reivindicar mais”, afirma Alexandre.

Lauri Rocha e Valtinho foram testemunhas da assinatura do contrato. Para o vereador, um passo importante foi dado no esporte da cidade. “Preciso primeiramente parabenizar os presidentes. Sabemos das divergências que existiam. Agora vamos fortalecer os campeonatos internos. Com a unificação, todos os times grandes da região disputam entre si o torneio, o tornando mais forte, com mais público. Talvez seja um passo para que Guarulhos volte a ter, a partir daí, novamente um time forte na Federação Paulista”, empolgou-se Lauri.

Valtinho vai na mesma linha do vereador tucano. “A parceria foi excelente, pois todo mundo ganha. Teremos uma competição de alto nível em Guarulhos. Tenho certeza que a medida vai atrair ainda mais clubes”, concluiu.

O contrato, válido por 12 meses, ressalta que a Liga Guarulhense faz a organização de tabelas, regulamento e a escala de arbitragem, enquanto a Ponto de Encontro media a busca por ginásios e gerenciar o marketing da “Nova Liga”.

Foto: Rômulo Magalhães