Lançamento da marca Guarulhos reúne convidados e destaca os conceitos de conectividade, diversidade e expressividade

Da Redação

Na segunda-feira, 04/11, mais de 200 autoridades, empresários, formadores de opinião e membros da imprensa tiveram a experiência exclusiva de presenciar o lançamento da marca turística de Guarulhos. Já no início do evento modelos com máscaras guardavam a sete chaves os mistérios da marca criada pelo GRU Convention e Inspira Design. Logo na recepção todos os convidados foram convidados a um coquetel temático oferecido pelo hotel.

O evento de sucesso desta premier com a presença de autoridades, os principais líderes empresariais de Guarulhos, a imprensa local e nacional só foi possível graças a união de valores compartilhadas pelos parceiros e embaixadores. Esperamos posicionar a cidade de uma maneira assertiva e inteligente, além de trazer resultados não só ao turismo de negócios, mas quanto à imagem positiva do município”, cita Giselle Soeiro, presidente do GRU Convention.

Com a produção e curadoria de Diego Dionísio, da agência Tádito, a programação musical e cênica foi pensada para trazer a experiência de uma viagem clássica ao contemporâneo da marca. Um cortejo clássico com malabaristas levaram os convidados do Foyer ao salão principal do hotel onde aconteceu a apresentação seguida de arte circense e bodypaint. Um violino e violoncelo deram os acordes iniciais da apresentação da marca entoando com instrumental a banda mais icônica de Guarulhos: “Os Mamonas Assassinas”. Em seguida a projeção mapeada da R1 audiovisual apresentou a formação das cores e slogan da Marca “Guarulhos: Todo mundo passa por aqui”.

Três chef´s renomados preparam um dos pratos típicos da cidade: o virado. A Chef Neguinha (do Nellius Grill e Ponto Ka) inovou na receita preparando um virado de linguiça artesanal, queijo canastra e cachaça de exportação. Outra receita criada por ela foi o Virado de Chuchu com Camarão, pois a cidade é um dos maiores produtores de chuchu do Brasil. Já o Chef Valdir (Hotel Marriott) preparou um bolinho de virado com feijão preto, inovação que encantou os paladares. O Chef Bruno Caraça (Tok D´Chef) apresentou uma versão contemporânea do virado com a gastronomia funcional e nutrigenômica – arte de elaborar comida saudável para pessoas com restrições alimentares.

William Paneque, que representou o Prefeito Guti na ocasião, dispensou elogios ao GRU Convention: “tivemos aqui um exemplo de como se dá uma parceria e construção de propósitos entre entidades. Como atual gestor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico – SDCETI -, nosso objetivo é criar este ambiente de negócios propícios ao desenvolvimento. E o turismo é uma das vocações de destaque da nossa cidade. Estamos apoiando o projeto da marca que já trabalha em parceria com o Departamento de Turismo e desenvolvendo ações para o crescimento de Guarulhos”.

Por ultimo Nilton Cambé, atual gerente geral do Sãoo Paulo Airport Marriott Hotel, agradeceu a todos pela experiência no hotel: “O Marriott e seus parceiros estão abertos à cidade para grandes acontecimentos. Nossa equipe e estrutura trouxe o melhor para o brilho e execução notável do evento. Enquanto associado devemos dar todo apoio ao GRU Convention e seus projetos para o desenvolvimento do turismo de Guarulhos, convidamos a todos para contar com o Marriott nesta ascensão“.

O desafio e responsabilidade de levar e criar uma logo para a cidade foi tão grande quanto a satisfação de presenciar uma premier seleta, qualificada e organizada. A Amandinha, nossa designer que desenhou a marca, merece nossos aplausos e que isso venha criar mais uma oportunidade de valorizarmos Guarulhos”, afirma Flavio Cantoni, criador da Marca.

Danilo Ramalho, Diretor Executivo do GRU Convention, adianta as próximas novidades. “O lançamento da marca para este público seleto foi o primeiro passo de um conjunto de ações para os próximos 10 anos de promoção da cidade. A próxima iniciativa será espalhar letras-caixa, letreiros pelos marcos turísticos de Guarulhos: como o Bosque Maia, Lagos dos Patos, além de contar nas entradas da cidade, e principais locais de encontro e movimentação de pessoas. Convidaremos a iniciativa privada para ser embaixadora da marca presenteando a cidade com um marco conceitual”, cita Ramalho.

A primeira letra-caixa será implantada no marco zero e histórico do calçadão da Rua Dom Pedro. Junto com a letra caixa virá um projeto de requalificação do espaço urbano com bancos, plantas e toda uma ambientação para embelezar o primeiro shopping aberto da cidade. “O passo seguinte das letras caixas será a criação de um portal da marca, um site para que todos possam ter acesso e uso do novo ícone da cidade“, finaliza Danilo.

O evento contou com os patrocinadores prime: o Parque Shopping Maia, São Paulo Airport Marriott Hotel, R1 Audivisual, restaurantes Ponto Ka e Nelius Grill. os patrocinadores gold: Construcal, Urban Park, CVC, Faculdade Eniac e Fio a Fio.

Além disso outros parceiros como: Grand Cru, Grupo Paineras, Inspira Design, Kess Bufeet, EZTEC, Itaipava, Engetox, Tribal Cervejaria, Expo RH 2020 – ADRH/Infovendas, Tok d`Chef e Redescobrindo Ideias & Eventos. Os parceiros institucionais são: Prefeitura Municipal de Guarulhos, COMTUR, Unedestinos, Visite São Paulo, ACE, Sincomércio, BNI, CIESP, ASSEAG, ASEC, AAPAH, Circuito das Nascentes, Circuito Entre Serras e Águas. Como midia partner apoiam institucionalmente: Guarulhos Web, Guarulhos Hoje, TBL Comunicação, TV Guarulhos, Jornal de Guarulhos, Espaço Gattena, Blog Dividindo o Copo, Boletim Guarulhos, Diário do Turismo, Revista Qual Viagem, Jornal Turismo e Eventos.

Principais Conceitos da Marca

Há um ano o GRU Convention (Guarulhos Convention e Visitors Bureau) vem conduzindo o projeto de branding da cidade de Guarulhos. Com a parceira da agência Inspira Design, do publicitário guarulhense Flavio Cantoni, a iniciativa começou com a primeira construção de um marco da cidade representado por sua logomarca.

As conexões da cidade: Guarulhos é um município histórico e dinâmico, uma das cidades mais antigas do Brasil, prestes a completar 459 anos, passou por todos os principais períodos econômicos do país, da extração e lavra do ouro do período colonial a construção de uma smartcity, do trenzinho da Cantareira (radicado na Música de Adoniram Barbosa: “Trem das Onze” até a implantação do maior aeroporto da América do Sul. Sob a luz dos historiadores da cidade, Guarulhos é um local de permanente trânsito, uma cidade que se reinventa e renova ao longo dos anos. Por todas as pessoas que passam por aqui (“Todo Mundo passa por aqui” é o slogan da campanha) e o cruzamento dos principais modais fazem do município um lugar de conexões, que se expressam na marca na junção de cada letra formando uma nova cor e um desenho integrado.

Diversidade: tal como a grande Cidade de São Paulo, é difícil retratar Guarulhos com um ícone e um único símbolo. São vários os marcos históricos e identitários da cidade revelando uma grande diversificação de povos e culturas. De origem indígena, os índios Maronomis – que posteriormente deram origem ao nome a cidade -, em alguns locais conhecidos como Maronomins, Guaronomins, e finalmente Guarulhos se originou sob o nome “Nossa Senhora da Conceição dos Guarulhos”. O primeiro encontro de povos os indígenas e os jesuítas europeus deram origem à formação dos povos da cidade. Posteriormente, a cultura africana trazida pela insensatez da escravidão, deixou até hoje marcos profundos na identidade local. Em momentos de valorização das etnias a cultura negra é uma das expressões importantíssima para a construção da cidade.

Já a partir do Século XIX e XX os imigrantes vieram a Guarulhos em busca de desbravarem a América. Agricultores, comerciantes, pequenos industriais deram início ao grande desenvolvimento e crescimento econômico da cidade. Não tem como descrever Guarulhos sem se dar conta destas riquezas culturais e que a cada dia passam por nossa cidade seja pelo aeroporto ou pelas estradas para conhecer o Brasil e mundo. É a conexão e riqueza cultural outro elemento forte marcado pelas cores da Letra.

Expressividade: 13ª economia do país, 1,31 milhão de habitantes, um parque industrial quase do tamanho do Uruguai, Guarulhos é uma cidade com peso e tamanho de estado. Maior cidade não capital do país, seja por preservar quase 33% do seu território com uma das maiores florestas urbanas do mundo, seja pela economia diversificada e em pleno crescimento com o maior aeroporto e principais rodovias do país, é uma gigante no cenário nacional. Sede de grandes indústrias como a Pfizer, Achè, Bauducco, Yahamaha, Phibro, Cummis, Gerdau é ainda um dos mais importantes centros de logística do país. Uma hotelaria experiente, com mais de 20 anos recebendo turistas de negócios, é possível encontrar as principais redes do mundo e Brasil como: Marriott, Accorhotels, Hilton, Atlântica, Slaviero, Bristol. Mais de 1,2 milhões de turistas/ano Guarulhos é local de saída de 85% das exportações aéreas. A cidade é um hub de destaque nacional. Na marca, a expressividade fora construída através de uma fonte “Bold”, que no mundo do design refere-se a uma letra bem preenchida e abundante. E assim foi construída a MARCA GUARULHOS, não apenas a reprodução de um ícone, mas a construção de um novo símbolo para a cidade.