Internacional Shopping Guarulhos está à venda

- PUBLICIDADE -

Adquirido em 2017 pela Gazit Brasil, o Internacional Shopping Guarulhos está à venda. Segundo apurou a reportagem, os principais interessados seriam os grupos HSI Investimentos, Hedge Investimentos e Ancar Ivanhoe Shopping Centers.

A Folha Metropolitana questionou, além do interesse na aquisição, como eles pretendiam lidar com as questões ambientais, de aprovações e trânsito que são problemas atuais do Internacional Shopping. O grupo Hedge afirmou que não está participando da compra, enquanto o Ancar Ivanhoe respondeu que se trata de especulações de mercado e não comentaria e o HSI preferiu não se manifestar até o fechamento desta reportagem.

Além do Internacional Shopping, outros quatro empreendimentos administrados pela empresa também estão à venda, sendo o Morumbi Town, Shopping Light e Mais Shopping, na capital paulista; e o Prado Boulevard, em Campinas.

De acordo com reportagem publicada pelo jornal O Estado de S.Paulo em junho, os negócios podem totalizar um valor de R$ 2 bilhões e o Bradesco BBI foi contratado para encontrar possíveis interessados nos ativos. A proposta oferece aos compradores uma participação no fundo de investimento formado pela Gazit para administrar os shoppings. “A oferta conduzida pelo Bradesco BBI é de venda de uma participação minoritária no fundo, mas com possibilidade de os investidores até mesmo assumirem o controle, dependendo da proposta. O tom da oferta despertou a percepção do mercado de que a empresa poderia estar de saída do País, onde desembarcou em 2008”, diz o texto.

No entanto, de acordo com o comunicado divulgado pela empresa para os colaboradores, “a Gazit tem explorado oportunidades de crescimento no mercado de shoppings através da busca de parceiros locais e investidores. O que está sendo ofertado ao mercado é uma participação minoritária no Gazit Malls, fundo de investimento constituído pela Gazit Brasil. Hoje, a Gazit Brasil é proprietária de 100% de seus ativos, com exceção do Internacional Shopping, em que possui 80%”. O comunicado é finalizado com a informação de que a empresa “avalia um cenário favorável e otimista para investimentos no país”.

Problemas

O Internacional Shopping amarga um problema que afeta diretamente os clientes: a falta de vagas no estacionamento. O imbróglio começou após a aquisição pela Gazit do empreendimento, já que o bolsão de estacionamento que seguiu com a General Shopping. O espaço, localizado em frente ao shopping, foi usado em esquema de comodato até julho de 2022, para complementar vagas oferecidas no local.

A Gazit tentou, sem sucesso, autorização da prefeitura para a construção de um edifício-garagem. Além disso, adquiriu áreas próximas para ampliar a oferta de vagas. Porém, a Câmara Municipal aprovou uma lei que limita o número de vagas em estacionamentos externos a 100. A lei foi sancionada pelo prefeito, mas derrubada por uma liminar.

O Legislativo aponta, ainda, o uso de uma área que anteriormente pertencia a empresa Quitaúna, que fazia o manejo de resíduos da cidade. O local teria o solo contaminado, sendo impedido de uso.

Em nota a Gazit Brasil afirmou que a informação não procede, e que a companhia busca parceiros locias apenas como forma de estratégia para o desenvolvimento de seus negócios no Brasil.

- PUBLICIDADE -