Igualdade social em todo território de Guarulhos é uma das metas da SDU com o Plano Diretor

Pedro Lacerda

Principal instrumento de desenvolvimento urbano em planejamento, o Plano Diretor, que vem sendo discutido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU), tem como um dos objetivos para os próximos anos, a inclusão social-econômica de todas as regiões de Guarulhos, de maneira igualitária.

“Os instrumentos urbanísticos são os diferenciais deste Plano Diretor atual para o antigo, uma vez que com estas ferramentas nós voltaremos a planejar a cidade, direcionar o crescimento ordenado e com isso conseguiremos regulamentar todo o zoneamento”, informa Gabriel Arruda, diretor do Departamento de Gestão Urbana da SDU, que aproveitou para salientar que o trabalho de zoneamento, antes feito separadamente do Plano Diretor, agora será realizado em conjunto, para que a demanda de todo o solo urbano seja atendida de maneira eficaz, abrangendo todas as áreas de Guarulhos.

A arquiteta urbanística especializada em planejamento da prefeitura, Helena Werneck, ressalta a importância da fomentação da cultura no município. “Não é só uma questão de deslocar investimento, mas é começar a pensar na cidade como um todo, não só na parte central, mas também trabalhar nas áreas mais periféricas para que ela floresça dessa situação de uma maneira interessante. Por mais que se tenha na cidade pessoas com um nível econômico diferenciado, elas têm que ter acesso ao mesmo tipo de cidade”, diz.

Imagem: Pedro Lacerda