Idoso com câncer aguarda atendimento desde outubro

Lucy Tamborino

Miguel Lopes da Gama, de 65 anos, com diagnóstico de câncer no estômago aguarda desde outubro para iniciar o tratamento na rede pública de saúde. Os próprios exames que revelaram a doença foram feitos na rede particular para agilizar o processo, o que não aconteceu. Com 59 quilos em outubro, hoje ele não pesa mais que 46kg.

Gama a cada dia perde mais peso,está pálido, sem energia e tem dificuldade de comer. Para o diagnóstico da doença ele passou um médico especialista em gastro. Do profissional foi encaminhado para o oncologista e informado da realização de uma possível cirurgia,custos que a família não conseguiria arcar e precisou recorrer à rede pública.A Unidade Básica de Saúde (UBS), em Cumbica, encaminhou o paciente para o atendimento na rede estadual, que ainda não aconteceu.

“É muito ruim quando a gente precisa e não pode contar“, lamentou Janaina Aurea de Moraes, 33, nora de Gama.Foi ela quem acompanhou o idoso nos exames e na UBS, inclusive tendo retornado a unidade foi orientada somente a esperar.

A Secretaria de Saúde do município informou que está em contato com o estado para o agendamento de consulta o mais breve possível, considerando a gravidade do caso. Já a secretaria estadual informou que o paciente foi inserido na central de vagas por Guarulhos somente no dia 5 de dezembro e passa por análise da equipe de especialistas da regulação oncológica, para ser encaminhado ao serviço de referência da Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer.

Imagem: Divulgação