IDGT deve assumir gestão do Hospital Pimentas-Bonsucesso

- PUBLICIDADE -

Lucy Tamborino

O Instituto de Desenvolvimento de Gestão, Tecnologia e Pesquisa em Saúde e Assistência Social (IDGT) deve assumir a gestão do Hospital Municipal Pimentas-Bonsucesso em breve. A instituição já foi homologada e adjudicada no chamamento. A perspectiva, de acordo com a Secretaria da Saúde, é a implementação de um plano de transição. O contrato de gestão será de 30 meses. O IDGT também já é responsável pela administração do Hospital Municipal da Criança e do Adolescente (HMCA).

A medida aconteceu após a desistência Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), que venceu a licitação para administrar o equipamento de saúde. O fato foi publicado no Diário Oficial da última quinta-feira (02).

Atualmente o hospital é administrado pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM). O valor do contrato no ano passado era de quase R$ 82 milhões, já para este ano o montante não foi revelado.

A SPDM participa da gestão da unidade desde o ano de 2006, data da inauguração do equipamento. De lá para cá, vários problemas vinham sendo relatados pela população e evidenciavam uma crise, entre eles estão à falta de insumos, itens de higiene e manutenção adequada dos equipamentos. Quebrada em meados de julho de 2018, a tomografia ficou cerca de seis meses parada. Ainda em junho do ano passado, em uma fiscalização do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), as máquinas de raio-X e de hemodiálise foram encontradas fora de uso. A administração foi até alvo de abaixo-assinado de representantes do Movimento Popular de Saúde do Pimentas (MPSP). Um documento com cerca de 39 mil assinaturas foi entregue a Secretaria de Saúde com intuito de solucionar o cenário problemático.

Imagem: Lucy Tamborino

- PUBLICIDADE -