Hospital Nipo-Brasileiro inova no atendimento pós-covid com exames de capacidade pulmonar

O Hospital Nipo-Brasileiro inovando mais uma vez em seu atendimento, oferece a partir de agora a seus pacientes, exames com o Pletismógrafo, que é um aparelho integrado com cabine que permite a  aferição de volumes pulmonares, da resistência das vias aéreas e da difusão de monóxido de carbono, testes fundamentais para a avaliação completa de várias doenças respiratórias, especialmente as restritivas e que não são possíveis através da espirometria simples, além de servir também para outras finalidades como, por exemplo, planejamento pré-operatório de cirurgias de ressecção pulmonar, especialmente câncer!

Segundo Dr. Alexandre Franco do Amaral, médico pneumologista do Hospital Nipo-Brasileiro, no contexto atual, esse equipamento ganha maior importância porque permite  um exame mais completo e indicado para  aferição e avaliação funcional respiratória dos pacientes com alterações pulmonares após a COVID-19.

PRINCIPAIS INDICAÇÕES

As principais indicações para realização da pletismografia :

§  Classificação adequada dos distúrbios ventilatórios;

§  Melhor avaliação das doenças obstrutivas;

§  Avaliação da resposta ao tratamento;

§  Detecção e quantificação de processos restritivos;

§  Diferenciação e quantificação de processos mistos (obstrutivos e restritivos);

§  Detecção e quantificação de hiperinsuflação pulmonar;

§  Detecção e quantificação de aprisionamento de ar;

§  Avaliação de incapacidade laboral/invalidez;

Dr. Alexandre Franco do Amaral, destaca que a pletismografia  é feita de corpo inteiro como método  de medida dos volumes pulmonares. A primeira etapa é um exame de espirometria convencional. Posteriormente, o técnico colocará o paciente no pletismógrafo, que é uma cabine totalmente fechada (semelhante a uma cabine telefônica) na qual ele permanecerá durante a realização do exame.

O pneumologista do Hospital Nipo-Brasileiro explica, de forma simplificada que,  após encher os pulmões e esvaziá-los completamente, o técnico o orientará a respirar  intensamente no bucal, com a válvula fechada. Esta manobra permite determinar os volumes pulmonares e a resistência das vias aéreas. O exame tem duração aproximada de 30 minutos.

- PUBLICIDADE -