Hospital da Criança usa Caixa da Revelação na higienização das mãos

O Hospital Municipal da Criança e Adolescente (HMCA), em Guarulhos (SP), administrado pelo IDGT, promoveu nos dias 23, 24 e 25 de junho uma ação para mostrar as técnicas corretas na hora de higienizar as mãos. Organizada por Luiz Fernando Borges, da Educação Continuada; e pela enfermeira Caroline Cruz Ferreira, da CCIH, a ação alcançou 115 colaboradores do ambulatório, recepção, enfermaria, pronto socorro, UTI, centro cirúrgico, áreas assistenciais, administrativa, terceiros e equipe multidisciplinar.

Dividida em duas partes (teórica e prática), a atividade ganhou o nome de Caixa da Revelação. Após passar um creme nas mãos, o colaborador é orientado a realizar a higienização das mesmas como normalmente faz. Em seguida, ele coloca as mãos dentro da caixa, que possui uma luz negra. As falhas na higienização são reveladas quando o creme, que é florescente, ilumina só as áreas que foram lavadas, deixando evidente que muitas partes não haviam sido bem higienizadas.

Logo depois, os profissionais da Educação Continuada e CCIH mostram a técnica correta e alertam os colaboradores sobre a importância de uma higienização bem feita. “A lavagem das mãos é um ato de cuidado e de responsabilidade das pessoas, independente de qual atividade exerçam. E aqueles que trabalham num ambiente hospitalar tem uma responsabilidade ainda maior, pois cuidam de vidas, cuidam do amor de alguém. A lavagem das mãos é imprescindível para a prevenção das infecções em um hospital”, explicou Caroline.

Os cinco momentos onde a higienização correta das mãos é indispensável também foram lembrados pela enfermeira. “Temos também os cinco momentos em que precisamos higienizar as mãos com ainda mais cuidado. São eles: antes de tocar o paciente, antes de realizar procedimento limpo, após risco de exposição a fluídos corporais, após tocar no paciente e após tocar em superfícies próximas ao paciente.”

Vale lembrar que não é apenas dentro das unidades de saúde que essas regras devem ser seguidas. A higienização correta precisa ser feita por todos, pois conforme a Organização Mundial da Saúde, é uma das principais armas na luta contra a Covid-19. O exercício com a Caixa da Revelação é realizado todos os anos no Hospital da Criança.