Hospitais de Guarulhos realizaram mais de 1,4 milhão de procedimentos no primeiro semestre do ano passado

Lucy Tamborino

Cinco hospitais de Guarulhos realizaram um total de 1.405.498 atendimentos, isso só no primeiro semestre de 2019. Os dados, divulgados ontem, são do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) e fazem parte do Painel da Saúde – ferramenta desenvolvida pela corte de contas para mostrar um panorama da assistência hospitalar pública prestada aos cidadãos.

Entre os procedimentos computados estão os ambulatoriais de promoção à prevenção da saúde, consultas, procedimentos cirúrgicos, entre outros.  Na ferramenta constam os hospitais Geral de Guarulhos, Municipal da Criança e do Adolescente (HMCA), Municipal de Urgências (HMU), Municipal Pimentas-Bonsucesso, além do Complexo Hospitalar Padre Bento.

Os dados também apontam que 895 médicos estão lotados nas cinco unidades de saúde do município. Eles foram responsáveis por atender 21.135 internações de pacientes neste período. Os locais, juntos, também contavam com diversos leitos: 206 cirúrgicos, 233 clínicos, 105 leitos complementares, 70 obstétricos, 91 pediátricos e 23 de outras especialidades.

Já em todo estado, o TCE revelou que foram mais de 57 milhões de procedimentos foram realizados nos 193 hospitais públicos, estaduais e municipais. A amostra representa 31.115 leitos existentes e uma rede de atendimento que conta com um corpo de 28.179 médicos.

Imagem: Lucy Tamborino