Horário de verão termina no domingo

- PUBLICIDADE -

Mayara Nascimento

O horário de verão termina neste domingo (17) e os relógios devem ser atrasados em uma hora. Isso significa dizer que à meia-noite de sábado (16), para domingo, o relógio deve retornar para 23h.

Tradicionalmente o horário de verão tem início no terceiro domingo de outubro, porém em 2018 foi adiado por conta do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pela eleição presidencial e se iniciou no dia 04 de novembro.

Ele foi criado com a finalidade de economizar energia e aproveitar o maior período de luz solar durante os meses mais quentes do ano, quando os dias também são mais longos.

Por mais um ano, o Ministério de Minas e Energia (MME) informou que não divulgará dados sobre a economia de energia no período. Apesar de ser criado para reduzir a concentração de consumo de energia no horário entre 18h e 21h, o Ministério realizou estudo juntamente com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para comprovar que a medida não tem trazido economia como antes, “muito em função da mudança evolutiva dos hábitos de consumo e também da atual configuração sistêmica do setor elétrico brasileiro”.

O último dado divulgado pelo MME apontou que em 2016 houve economia de 2.185 Mega-watts (MW) com o horário de verão, o que representou uma economia de R$ 147,5 milhões. Depois de 2016, a pasta não divulgou mais o relatório.

A medida foi adotada no Brasil pela primeira vez em 1931 e adotada em caráter permanente a partir de 2008.

Imagem: Mayara Nascimento

- PUBLICIDADE -