No
convite da Honda para a avaliação do novo Civic Si, à venda no Brasil por R$
179.900, havia uma informação importante: “cada carro será usado por
apenas um jornalista e será devidamente higienizado”. Essa ações são mais
do que importantes para o chamado “novo normal”, situação que ninguém
aguenta mais. No caminho para a pista de testes da marca em Sumaré, no interior
do Estado de São Paulo, o coração do metido a piloto aqui já começou a
desalinhar. Seria o primeiro encontro com a velocidade desde o início do
isolamento social imposto pela covid-19. Após três meses em casa, será que eu
havia esquecido como se faz?
Dirigir rápido não é como andar de bicicleta. A
gente perde o jeito. Por isso, a Honda fez um esquema bem inteligente, para
favorecer a aclimatação ao carro. Primeiro, fizemos quatro saídas de 0 a 100
km/h, depois quatro de slalon e algumas voltas em uma pistinha bem técnica
delimitada por cones. Na aceleração de 0 a 100 km/h surgiu uma pegadinha
informativa. A marca não divulga o dado, mas o melhor tempo obtido na pista dá
um sinal: 7,4 segundos.
Na linha 2020, o Civic Si, que é feito no Canadá
e oferecido exclusivamente com carroceria de duas portas, mantém o motor 1.5 de
quatro cilindros com turbo a gasolina que gera 208 cv e 26,5 mkgf. São números
interessantes e que fazem do Honda o único carro com mais de 200 cv vendido no
Brasil por preço inferior a R$ 200 mil. O cupê é o Beto Carrero World de quem
sonha com a Disney.
Mas se nada mudou, por que a impressão de que o
Civic Si está mais ágil? A resposta está no câmbio manual de seis marchas, que
teve as relações encurtadas em 6%. Mas parece mais. A primeira, então, está
curtíssima, lembrando muito a tocada de carros de competição.
Aliás, toda a graça do Civic Si está na sensação
e no controle. O Honda não é um monstro devorador de asfalto. Anda bem e só. É
um dos carros mais à mão do mercado, mesmo no modo Sport de condução, que o
deixa mais arisco e “duro”.
A direção elétrica adaptativa de duplo pinhão
com relação variável é sensível na medida certa e os amortecedores adaptativos,
em conjunto com as suspensões firmes, deixam o chassi sempre no ponto de certo.
É muito difícil entrar “desequilibrado” em uma curva – a não ser que
o motorista esteja inspirado a fazer besteira. E mesmo se isso acontecer, é
fácil consertar a bagunça de tanto que o Civic Si é obediente aos comandos.
Para comparação, suas molas são 32% mais firmes
que as da versão Touring do sedã. E a carroceria é 25% mais rígida. Há ainda
todos os controles eletrônicos que brilham no cupê.
Um dos destaques é o sistema de vetorização de
torque, que equilibra a tração nas rodas se o carro começar a sair de controle.
Dependendo da experiência em pista, o motorista pode perceber esse limite,
corrigir a trajetória e se divertir muito em curvas. Os coxins de suspensão
superdimensionados (utilizados no Type-R) também colaboram com o bom conjunto.
O visual da carroceria e cabine também inspiram
esportividade. É preciso ter muita má vontade para não achar o Civic Si atraente.
Ainda mais agora, que o carro ganhou grade mais refinada e faróis de neblina de
LEDs. As rodas de 18 polegadas também são novidade, com desenho inédito e
acabamento fosco. Atrás não há mudanças.
O Honda ganhou acionamento automático dos
limpadores de para-brisa e um útil carregador de celular sem fio. E manteve o
sistema multimídia com tela de sete polegadas sensível ao toque compatível com
Apple CarPlay e Android Auto. Esse recurso, bastante desejado no mercado,
integra a um bom sistema de áudio de 450 watts de potência com dez
alto-falantes.
Há detalhes vermelhos no painel, em plásticos do
acabamento e nos bancos esportivos revestidos de tecido texturizado. E, como na
maioria dos cupês de duas portas, o espaço atrás continua ruim para adultos.
FICHA TÉCNICA
Preço sugerido: R$ 179.900
Motor: 1.5, 4 cil., 16V, turbo, gas.
Potência (cv): 208 a 5.700 rpm
Torque (mkgf): 26,5 a 2.100 rpm
Câmbio: Manual, 6 m.
Comprimento: 4,52 metros
Porta-malas: 334 litros
Peso: 1.321 quilos
Fonte: Honda
PRÓS E CONTRAS
PRÓS – DIRIGIBILIDADE
Direção recalibrada e ajuste refinado da
suspensão deixam o Civic Si muito à mão do motorista.
CONTRAS – ESPAÇO TRASEIRO
O cupê não é nada parecido com o sedã. Por isso,
se você levar adultos atrás eles vão reclamar.
Honda Civic Si 2020 mantém motor 1.5 turbo de 208 cv e custa R$ 179.900
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