Da Redação
A Polícia Federal prendeu ontem, no GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo, um passageiro que tentava embarcar em voo com destino à China levando consigo quase meio quilo de ouro.
O passageiro, nacional da China e 64 anos de idade, havia despachado sua bagagem ao realizar o check-in. No porão de bagagens, servidores da Receita Federal, que atuavam junto ao aparelho de raio-x, observaram um objeto maciço com a forma de um bracelete. Por suspeitarem que o objeto fosse feito de metal precioso, com volume incompatível com o de uma bijuteria, o passageiro foi localizado e acompanhou a revista de sua bagagem. O objeto suspeito pesou quase meio quilo e aparentava ser feito de ouro, com acabamento rudimentar. A PF foi acionada e o material submetido pelos peritos federais ao aparelho “analisador de ligas metálicas”, resultando positivo para ouro, com cem por cento de pureza. O passageiro recebeu voz de prisão pela prática do crime de usurpação de bens da União, evasão de divisas e contrabando.
Em outra ação, realizada no final da noite, por policiais federais que atuam na fiscalização de passageiros no saguão do aeroporto, uma mulher, nacional das Filipinas e 42 anos de idade, foi abordada e teve suas malas revistadas. Dentro de um fundo falso encontrado na mala da passageira havia dois pacotes contendo três quilos de cocaína. A mulher foi presa em flagrante.
Os presos serão encaminhados aos presídios estaduais onde permanecerão à disposição da Justiça.