Hoje é dia de PIZZA!

Serginho Freitas

A queridinha dos brasileiros, e que me traz recordações maravilhosas, consiste em um disco de massa, regado com molho de tomate e coberto com ingredientes variados, como queijo, carnes, ervas.

Muitos historiadores acreditam que a origem da pizza foi na Itália mas sim entre os povos egípcios, hebreus e até chineses, mas, de verdade, para mim isso não muda em nada e quem a inventou é um gênio e deveria ter uma estátua em cada país!

Mas voltando a falar sobre o dia dela, em julho de 1985 a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo organizou um concurso que seriam eleitas as 10 melhores receitas de pizza de mussarela e a de marguerita e o evento fez tanto sucesso que o secretário da época acabou escolhendo o dia do encerramento do concurso, 10 de julho, como a data oficial para se comemorar o DIA DA PIZZA.

Outra história sobre a data escolhida diz que em 10 de julho de 1889 foi apresentado ao rei Umberto I e a rainha Margherita, em Nápoles, na Itália, uma massa redonda de farinha e água, recheada com ingredientes das cores da bandeira italiana, mussarela (branco), tomate (vermelho) e manjericão (verde). Por sinal, dizem que foi desta história que surgiu a pizza de Margherita.

Em Guarulhos temos centenas de pizzarias dos mais diversos tipos e estilos e posso afirmar que neste quesito atendemos a todos os gostos e bolsos, afinal de contas, cada pizzaria tem seu “tempero exclusivo” fazendo com que cada pizza tenha seu sabor especial.

E como hoje é o dia da pizza fui bater um papo bem agradável ontem à noite com o proprietário, e mestre pizzaiolo, da Arabian Pizzas e Esfihas, (instagram.com/arabian_foods), Agner Borges, sobre Guarulhos.

A Arabian, que fez 5 anos no último dia 26, foi uma das pioneiras na cidade a trabalhar com a farinha de trigo verdadeiramente Napolitana que, na minha opinião, é um diferencial enorme.

“O começo foi complicado Serginho. Alguns fornecedores não atendiam Guarulhos. Por isso o acesso a alguns produtos diferentes e importados deu muito trabalho. No começo tive que atravessar a cidade várias vezes na semana. Foi uma dificuldade, mas também se transformou no nosso diferencial”, contou

E a cidade, que nos últimos anos conquistou seu espaço no turismo gastronômico no estado, abraçou o estilo artesanal da Arabian.

“Como muitas pessoas ‘de fora’ chegaram em Guarulhos devido ao boom imobiliário, um novo público se formou.  Os novos comerciantes, com várias ideias acabaram trazendo também mais mercado e consecutivamente mais fornecedores. Fez um bem danado para o guarulhense isso, pois precisávamos de mais mercado, com isso já não era mais necessário ir buscar gastronomicamente o que não se encontrava na cidade, ou antes tínhamos apenas um ou outro escondido. Já tenho clientes que vem de cidades vizinhas pra Guarulhos, até mesmo de SP, para conhecer a pizzaria”, explicou.

E depois dessa história toda, o jeito é repetir a noite passada e terminar a de hoje com uma bela pizza Margherita.

Um abração e até semana que vem galera!!!