A linha 2021 da picape da Toyota feita na Argentina recebeu atualizações
e começa a ser vendida no Brasil no dia 26 de novembro. Há novidades no visual,
motor, suspensões e lista de equipamentos. Serão nove versões, sendo três com
motores flexíveis e seis turbodiesel. A tabela começa em R$ 145.390 e chega a
R$ 241.990.
As flexíveis são: SR 4×2, SRV 4×2 e SRV 4×4, todas com cabine dupla e câmbio
automático de seis marchas. Os preços partem de R$ 145.390, R$ 157.490 e R$
169.790, respectivamente. O motor de quatro cilindros e 2,7 litros não traz
novidades. Manteve os 163 cv de potência a 5 mil rpm e 24,9 mkgf de torque a 4
mil rpm – com etanol.
Com o 2.8 turbodiesel, que ficou 27 cv mais potente e agora gera 204 cv, há
versões chassi, de cabines simples e dupla. Para as duas primeiras, há
transmissão manual de seis velocidades – o torque do motor foi mantido em 42,8
mkgf a 3.400 rpm. A tabela parte de R$ 164.890 e R$ 170.890, respectivamente.
A caixa automática está nas configurações Power Pack, a partir de R$ 188.990,
SR, com tabela de R$ 201.790, SRV, por R$ 216 990, e SRX, a R$ 241.990. Para
essas, o torque é de 50,9 mkgf a 2.800 rpm. Os números mais altos são resultado
da adoção de uma nova turbina com pás 25% maiores, segundo informações da
Toyota
Os preços da nova Hilux subiram, em média, R$ 5 mil em relação aos da linha
2020. O maior aumento (R$ 12.500) foi para a versão de topo, SRX, que antes
partia de R$ 229.490.
As configurações SR 4×2 com motor flexível e câmbio manual, GR Sport, com o V6
a gasolina, e GR Sport II turbodiesel por ora não têm versão 2021.
Suspensão. Todas as Hilux receberam suspensão atualizada. As buchas da junção
das molas com o chassi e os suportes de cabine são novos. Segundo informações
da Toyota, isso reduziu o balanço lateral da carroceria e as vibrações. A SRX
ganhou amortecedores com diâmetro 6,7% maior. O objetivo das mudanças é ampliar
o conforto.
Agora, os bancos dianteiros têm ventilação e o sistema de som, da JBL, inclui
duas caixas sobre o painel. As versões SRX e SRV ganharam sensores de
obstáculos na frente e atrás. A central multimídia tem tela de 8 polegadas e
integração a Android Auto e Apple CarPlay. Há ainda câmera na traseira, entrada
USB, conexão via Bluetooth, GPS integrado e TV digital.
O painel de instrumentos traz novo grafismo. E funções como indicador digital
de velocidade e de posição das rodas.
No quesito segurança, o destaque é o pacote Safety Sense. Exclusivo para a
versão SRX, inclui controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, frenagem
automática de emergência e alertas de risco colisão frontal e de saída
involuntária de faixa. O sistema corrige sozinho a direção e aciona os freios
do lado que deve retornar para a faixa.
São três air bags na opção de entrada, com cabine simples, e sete nas com
cabine dupla. Para todas há bloqueio elétrico do diferencial traseiro,
assistente de partida em rampa, controles de tração e estabilidade e luz de
frenagem de emergência.
As cabines-duplas têm ainda sistema Isofix de fixação de assentos infantis e
assistente de reboque. SR, SRV e SRX a diesel vêm com assistente de descida e o
deslizamento do diferencial é limitado eletronicamente.
No visual, as atualizações, exclusivas para as cabines-duplas, estão nos
faróis, grade e para-choques. Só a versão SRX traz faróis bi-LEDs e novas
lanternas, também de LEDs. Nas SR, SRV e SRX todas as maçanetas são cromadas.
Hilux chega à linha 2021
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