Hermano Henning

Os filmes de mocinho que assisti nos anos cinquenta e sessenta do século passado, estrelados por Roy Rogers, Gene Autry, Rock Lane, e outros menos famosos, traziam sempre o cowboy montado num cavalo. Esse animal sempre foi o coadjuvante principal da história. Depois que vinha a mocinha.

O que mais me chamava atenção era o quarto de milha, palomino, chamado Trigger. Palomino é a cor que mais chama atenção na raça. É de um dourado lindo, com crinas reluzentes. Dizem que o quarto de milha é uma mistura do puro sangue inglês com o mustang, o cavalo selvagem que se espalhou pelas pradarias do velho oeste.

O quarto de milha é o cavalo mais rápido entre todas as raças. Nas corridas curtas, de quatrocentos metros, é imbatível.  Daí o nome. É um cavalo dócil, inteligente e extremamente leal ao seu dono. Arrisco dizer que é até mais amigo que o cão. Mas, neste caso, há controvérsias.

O conhecido cowboy de Guarulhos, Wagner Freitas, adora cavalos. Talvez até mais que política. Ex-locutor de rodeios, costuma exibir o chapéu de vaqueiro trazido de Dallas, no Texas, onde já esteve algumas vezes. Aparece com ele em todas as fotos, inclusive em seu material de campanha. Gosta de citar Dallas e Houston quando se diz fã daquele país. Wagner Freitas, o Cowboy, acha que um dia “a gente chega lá”.

É candidato a prefeito

Cowboy já exerceu dois mandatos de vereador em Guarulhos. Já se candidatou a prefeito, foi relativamente bem votado, e está disposto a voltar para a briga. Diz que, na eleição passada, só não se elegeu por causa do comprometimento com a administração petista do prefeito Almeida, de quem foi secretário de Esportes. Aquilo marcou negativamente, confessa.

Dos pretensos candidatos à sucessão de Guti é o único até agora que abre o jogo. É candidato pelo PTB e tem seu companheiro de chapa já escolhido. É o médico Ademil Góes. Não só o candidato a vice, mas também a chapa de candidatos a vereador. “Já estão todos relacionados”, diz Cowboy.

Wagner Freitas é bom de discurso e quer fazer uma campanha de alto nível. Conta com os dois vereadores da bancada do PTB na Câmara e diz que a meta na eleição ano que vem é eleger “pelo menos quatro”. Os dois atuais vereadores fazem parte da base do prefeito que, possivelmente, será o mais difícil adversário na eleição.

Só no fim de nossa entrevista ontem, na TV Guarulhos, Cowboy deixou escapar. Apesar de fã do quarto de milha, ele gosta mesmo é das mulas. E é montado numa delas que adora passear.