Há 49 anos, Guarulhos é impressa nas páginas da Folha Metropolitana

Rosana Ibanez

Diretora de Redação

“Guaru News surge com um objetivo definido – dar ao município de Guarulhos um verdadeiro jornal. Nossa missão é proporcionar a informação objetiva, não a notícia de última hora, imprópria para um semanário, mas tudo o que for de interesse da população, obedecendo às normas do jornal moderno”.

E foi desta forma que Guaru News foi apresentado em 1971. Naquele 07 de setembro, quando o Brasil celebra sua independência, a imprensa ganhava mais um veículo que, assim como o país, também ultrapassava barreiras e, ao longo dos anos, se fortificou e consolidou como o jornal de Guarulhos.

Surgiu com a audácia de concorrer com os grandes veículos da época. Um jornal com diagramação moderna onde se destacavam fotos imensas e títulos bem espaçados. O diferencial foi, e continua sendo, a atenção dada à Guarulhos. As situações, problemas, diferenças e conquistas do território guarulhense, pouco lembrado por aqueles que se chamam de grandes.

A voz do bairro, daqueles que não são ouvidos ou sequer lembrados. A Folha Metropolitana sempre se dedicou para chegar longe e alcançar todas as regiões da cidade, levando informação, entretenimento e ouvindo as demandas e necessidades de todos os guarulhenses.

Nesses 49 anos, nas páginas desta Folha os acontecimentos que mudaram o mundo também ganharam destaque. A trágica morte da banda guarulhense Mamonas Assassinas, que abalou o país. As faces mais cruéis do terrorismo que marcou para sempre o dia 11 de setembro. As manifestações que tomaram as ruas do país.

A emoção do futebol retratada nos campeonatos e nas Copas do Mundo. O inesquecível tetra da Seleção Brasileira, em 1994. O pentacampeonato em 2002. As derrotas que frustraram o torcedor verde e amarelo.

Na política todas as eleições ganharam espaço e acompanhamos o período mais difícil onde os militares comandavam o país, até o impeachment do primeiro presidente, Fernando Collor de Melo. A chegada do PSDB ao poder e a derrota para o PT, que trouxe Luís Inácio Lula da Silva por oito anos como presidente da República. Dilma Rousseff sendo eleita a primeira presidente mulher do país, e tempos depois deixando o governo após o processo de impeachment. Um governo interino assumiu, sob o comando de Michel Temer, até as últimas eleições que levaram o militar Jair Bolsonaro ao poder. No mundo, Barack Obama marcou a História ao ser o primeiro presidente negro dos Estados Unidos.

Neste ano, a pandemia do coronavírus que assustou e preocupou o mundo também teve destaque nas páginas do jornal que amargou as notícias do tão grande número de mortos por esta terrível doença, mas também celebrou cada alta – em especial as mais de 600 realizadas e grandemente festejadas no Centro de Combate ao Coronavírus (3C-GRU).

O jornal amadureceu e desde 2018, sob uma nova gestão, tem buscado se aperfeiçoar cada vez mais. Seja nas páginas da edição impressa ou nas redes sociais o alcance da Folha Metropolitana vem se tornando cada dia maior. E neste dia 07 de setembro, a TV Folha entrou no ar para levar ainda mais informação e entretenimento de qualidade aos guarulhenses, quer sejam aqui nascidos ou por adoção que chegaram de várias partes para somar a população já existente e juntos continuarem escrevendo os capítulos dessa História com transparência, seriedade, imparcialidade e profissionalismo, tendo o leitor como nosso maior e principal presente nesses 49 anos.