Guti sanciona hoje lei que proíbe fogos de artifício com estampido

19a. Sessão Ord. - 17.04.2018 - Nico Rodrigues
- PUBLICIDADE - Anuncie

Lucy Tamborino

Aprovado pela Câmara no mês passado, o projeto de lei que proíbe queimar fogos de artifício que causem poluição sonora, como estouros e estampidos, bombas, busca-pés, morteiros ou outros fogos perigosos, deve ser sancionado e promulgado pelo prefeito Guti hoje.

A proibição se estende para logradouros públicos, em recintos fechados e ambientes abertos, bem como em áreas públicas e locais privados. O texto abre uma exceção para os fogos de artifício luminosos, sem estouros ou estampidos, que causem, tão somente, efeitos visuais.

“É extremamente importante para a cidade, visto que é uma mudança comportamental. O nosso projeto na realidade foi uma mudança do código de postura do município. Nós sabemos que em algumas cidades do país, inclusive em São Paulo, já é proibido o uso de fogos com estampido”, analisa o vereador Eduardo Carneiro (PSB) autor do PL.

Ainda de acordo com o parlamentar não é só a causa animal que está sendo levada em consideração. “Dentro da minha experiência, inclusive como médico, pessoas com autismo ou deficiências das mais variadas de ordem psíquica e emocional sofrem muito com o barulho. É uma mudança de hábito extremamente importante para nossa cidade”, explica.

Imagem: Divulgação/PMG

- PUBLICIDADE -