Guti planeja ter 15 mil postes de Guarulhos iluminados com LED em 2019

Por Rômulo Magalhães

A prefeitura deve enviar ainda neste mês o projeto de lei para a autorização da criação de uma Parceria Público-Privada (PPP) para a iluminação pública de Guarulhos. A informação foi confirmada ontem pelo prefeito Guti. Com a PPP aprovada, ele planeja que 30% dos postes da cidade sejam iluminados com LED já no ano que vem. Hoje o município conta cerca 50 mil postes.

“Estamos há seis meses trabalhando para toda fundamentação técnica para montar o plano de trabalho. Vamos enviar o projeto e, quando aprovado, inserir Guarulhos no novo modal que é de smart cities (cidades inteligentes)”, disse Guti.

Além do benefício da luz de LED, que afeta diretamente na economia de energia, os equipamentos públicos deverão ter sinal de Wi-Fi e semáforos inteligentes. “Assim vamos gastar menos e iluminar melhor. Esse é um conceito que já existe em grandes cidades do mundo e Guarulhos precisa disso”, comentou o prefeito.

Hoje, a empresa responsável pela iluminação pública de Guarulhos é a Terwan Soluções em Eletricidade. O valor do contrato é de mais de R$ 2 milhões e se encerra no dia 11 de julho. “Depois vamos fazer uma nova licitação concomitante com a PPP. Com uma cláusula resolutiva, se conseguirmos aprovar a PPP antes, podemos rescindir o contrato com a empresa que ganhou a licitação e já iniciar a parceria”, disse o diretor de Iluminação Pública de Guarulhos, Mario Harada.

Segundo ele, Guarulhos tem hoje duas mil lâmpadas apagadas de postes espalhados pela cidade. “Pegamos com 12 mil postes apagados e em pouco tempo conseguimos diminuir consideravelmente”, disse.

Foto: Divulgação/EP Bandeirante