Guti consegue liminar que obriga 70% dos servidores municipais a permanecerem em atividade

- PUBLICIDADE -

Lucy Tamborino

A Justiça decretou ontem, por meio de liminar, que 70% dos servidores municipais devem permanecer em atividade sob pena de multa diária de R$ 5 mil. A medida foi concedida em favor do prefeito Guti, ante os prejuízos que podem ser causados à população durante a paralisação.  A audiência de conciliação entre a categoria e o governo está marcada para o dia 30 de maio, às 14h.

Ontem, segundo dia desde que os servidores decidiram cruzar os braços, foi observado impacto na Educação, com profissionais de escolas da prefeitura que aderiram à greve. Algumas instituições foram obrigadas a servir frutas ou bolachas, já que as cozinheiras aderiram ao movimento. O Fácil, na avenida Bom Clima, amanheceu fechado e não atendeu qualquer cidadão. 

Já a Saúde, que deveria ter ao menos 30% da categoria na ativa, sofreu diminuição no número de funcionários, o que não atrapalhou o atendimento, mas gerou uma espera maior em algumas unidades.

Os funcionários públicos ainda realizaram uma manifestação em frente ao Paço Municipal, que, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública Municipal de Guarulhos (Stap), atingiu mais de 1,4 mil pessoas. O número, porém, não significaria a quantidade de servidores que aderiram à greve, conforme a organização.

De acordo com a prefeitura, a greve não afetou o atendimento à população devido aos baixos índices de adesão ao movimento. “A presença de trabalhadores em todas as pastas foi bastante efetiva, sem que qualquer unidade de saúde ou educação deixasse de atender à população. Somente o serviço Fácil no Bom Clima teve os serviços suspensos, diante da ameaça de invasão do recinto pelos grevistas”.  A administração ainda informou que na área de saúde, o índice de não comparecimento nas unidades foi inferior a 3%.

A prefeitura ainda destacou que mantém sua posição de atender às reivindicações dos servidores dentro dos limites de responsabilidade fiscal, diante do quadro de queda de arrecadação registrado não só no município de Guarulhos, mas também no estado e na nação. Por meio de nota oficial, ainda lembrou que mais da metade dos servidores municipais irá receber reajuste superior à inflação acumulada em decorrência da transposição da categoria para o Regime Próprio, que prevê uma série de benefícios.

Imagem: Lucy Tamborino

- PUBLICIDADE -