Guarulhos tem três universidades entre as 200 melhores no Ranking Universitário Folha

Mayara Nascimento

Apenas três instituições de ensino de Guarulhos aparecem entre as melhores universidades segundo o Ranking Universitário Folha (RUF), divulgado ontem. O ranking apresenta 197 universidades de todo o país, entre instituições públicas e privadas.

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) está em 16º no ranking nacional, e em primeiro lugar quando o assunto é apenas Guarulhos. Sua nota foi de 86,73, estando em 10º lugar no quesito ensino.

Logo atrás segue a Uninove, que se figura na 67ª posição, sendo a 61ª na questão de ensino, com nota 58,73. A terceira é a Universidade Universus Veritas Guarulhos (UNG), em 130º, com nota 35,67. O melhor curso avaliado da universidade foi biomedicina, que ficou em 48º lugar.

A Universidade São Judas Tadeu aparece em 109º, porém foram analisados todos os campis, e a unidade Guarulhos foi inaugurada apenas no segundo semestre do ano passado. A cidade possui outras faculdades e universidades, porém não apareceram no ranking por estarem em posições superiores a 200º, sendo elas: o Eniac, Fig Unimesp, Faculdade Progresso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e Faculdade de Guarulhos (FAG).

O RUF é uma avaliação anual de todas as universidades do país, onde são analisados aspectos como pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação.

Imagem: Divulgação