Guarulhos tem alta de 140% no número de mortes no trânsito no mês de maio

Pedro Lacerda

Na contramão dos números observados no estado, Guarulhos apresentou um aumento de 140% em relação ao número de mortes no trânsito em maio de 2018 comparado ao mesmo período do ano passado.

Segundo informações do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga-SP), divulgas ontem, a cidade contabilizou cinco óbitos em maio de 2017 contra 12 em igual período deste ano.

Em todo o estado, foram registrados 445 óbitos neste mês, índice 14,1% menor na comparação com o mesmo período do ano passado (518). No acumulado do ano, a redução é de 7,9%, com 2.087 fatalidades em 2018 contra 2.267 no ano passado.

Na cidade em 2017, de janeiro a maio, foram registradas 40 mortes no trânsito, já no acumulado deste ano subiu para 59, o que representa outro aumento de 67% até o momento.

O Infosiga-SP é um relatório que traz informações mensais sobre acidentes e óbitos em consequência de ocorrências no trânsito, em todo o Estado. O documento apresenta dados do gênero, faixa etária, perfil da vítima e tipos de acidentes. O programa é baseado na triagem e tabulação de boletins de ocorrência da Polícia Civil do Estado de São Paulo, para o cálculo das estatísticas relativas a óbitos no trânsito. Para cálculo das estatísticas relativas a acidentes de trânsito com vítimas, são utilizados os dados recebidos pela Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal.

Foto: WERTHER SANTANA/ESTADÃO