Guarulhos tem 12 pacientes preparados para a cirurgia bariátrica pelo SUS

- PUBLICIDADE -

Lucy Tamborino

Guarulhos possui 12 pacientes preparados para a cirurgia bariátrica pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Antes de chegar até essa etapa as pessoas passaram por tratamento de dois anos, incluindo diversas abordagens, é o que garante a Secretaria de Saúde do município.

A referência da cidade para a realização da cirurgia é o Hospital de Ferraz de Vasconcelos, que também atende demais municípios do Alto Tietê.  De acordo com a pasta, existem ainda pessoas que, depois de passarem pelos núcleos de obesidade, também desistiram e já emagreceram com o tratamento.

Guarulhos possui dois núcleos de obesidade que acolhem casos mais graves, um no Centro de Especialidades Médicas de Guarulhos (Cemeg) Centro e outro no São João. Esses são compostos por equipe multidisciplinar e abordam diversos temas, oferecem apoio nutricional, psicológico e médico aos pacientes.

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) também são orientadas a realizar grupos voltados ao sobrepeso e obesidade, assim como para a mudança do estilo de vida. Casos mais complexos são discutidos nas reuniões técnicas bimestrais.

De acordo com a lei, a indicação da cirurgia bariátrica somente deve contemplar os indivíduos que não responderam ao tratamento clínico longitudinal, que inclui orientação e apoio para mudança de hábitos, realização de dieta, atenção psicológica, prescrição de atividade física e, se necessário, farmacoterapia. O tratamento deve ser realizado na Atenção Básica e ou Atenção Ambulatorial Especializada por no mínimo dois anos segundo protocolos clínicos.

Imagem: Divulgação/USP Imagens

- PUBLICIDADE -