Guarulhos se mantém em segundo lugar do estado no IPM

SP - VIADUTO-CIDADE-DE-GUARULHOS-RISCO-DESMORONAMENTO - GERAL - Vista do Viaduto Cidade de Guarulhos, localizado na região central, nesta quinta-feira (18). Laudo assinado pelo engenheiro Ronaldo Silva, em maio de 2017, aponta comprometimento de parte da estrutura do Viaduto. O engenheiro da Secretaria de Obras foi contundente em sua avaliação ao afirmar que a mesma pode desmoronar a qualquer instante por conta da ruptura existente na torre de sustentação. A mesma poderá se desvencilhar com a ação de fenômenos naturais como chuva, vento, calor. 18/07/2019 - Foto: CARLOS TRISTãO/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Guarulhos se manteve na segunda posição, dentre as 645 cidades paulistas, no Índice de Participação dos Municípios (IPM), com percentual de 3,471%. Os dados do IPM, ano base 2019, para aplicação em 2021, foram divulgados pela Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo hoje.

A primeira colocação ficou com São Paulo com índice de 20,044% na participação. Paulínia ficou em terceiro com uma taxa de 2,805% de IPM, seguida de São José dos Campos, com 2,601% e Campinas com 2,569%.

Os índices de participação dos municípios são apurados anualmente para aplicação no exercício seguinte. O governo realiza depósitos semanais, sempre até o segundo dia útil de cada semana. Os repasses são resultado da aplicação do IPM de cada cidade sobre 25% do total efetivamente arrecadado na semana anterior.