Guarulhos se mantém em segundo lugar do estado no IPM

- PUBLICIDADE -

Rosana Ibanez

Mesmo apresentando queda, Guarulhos se manteve na segunda posição, dentre as 645 cidades paulistas, no Índice de Participação dos Municípios (IPM), com percentual de 3,461%. Os dados do IPM, ano base 2017, para aplicação em 2019, foram divulgados pela Secretaria da Fazenda do Estado ontem. No período anterior, Guarulhos teve percentual de 3,474%.

A primeira colocação ficou com São Paulo com índice de 20,582% na participação. Paulínia ficou em terceiro com uma taxa de 2,784% de IPM, seguida de Campinas com 2,671% e São José dos Campos, com 2,584%.

O IPM define os repasses do Imposto sobre a Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) para os 645 municípios paulistas. Os repasses são liberados de acordo com os respectivos Índices de Participação dos Municípios. O governo realiza depósitos semanais, sempre até o segundo dia útil de cada semana. Os repasses são resultado da aplicação do IPM de cada cidade sobre 25% do total efetivamente arrecadado na semana anterior.

O IPM dos municípios pode ser consultado no site da Fazenda onde é possível comparar os índices de acordo com os anos-base. Além disso, há a possibilidade de realizar o download do arquivo completo com as informações de todos os municípios paulistas.

Imagem: Márcio Lino/PMG

- PUBLICIDADE -