Guarulhos registra uma morte a cada dois dias no período de férias

- PUBLICIDADE -
Corrida Folha Metropolitana

Lucy Tamborino

Nos últimos dois anos na cidade de Guarulhos, em média, uma pessoa morreu a cada dois dias entre os meses de janeiro e dezembro, período conhecido por época de festas como o Natal e Ano Novo, além de temporada comum de férias coletivas.

De acordo com os dados do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga-SP), em dezembro do ano passado e janeiro deste ano, 24 pessoas morreram em decorrência de acidente de trânsito, isso sem contar os feridos gravemente.

O índice ainda demonstra que os dias que mais mortes acontecem são na sexta-feira, sábado ou domingo. Em dezembro do ano passado 62% dos óbitos aconteceram nesse período, dos oito casos em todo mês, cinco foram nesses dias. Já em janeiro a porcentagem foi ainda maior, com 68%. Sendo onze ocorrências das 16 registradas.  

Em dezembro de 2016 e janeiro de 2017 também 24 pessoas morreram após acidentes de trânsitos. Das 14 mortes do último mês do ano, oito aconteceram nos mesmos três dias. Em janeiro de 2017,os números comprovam ainda mais a tendência, com oito casos dos 10 registrados.

O Infosiga-SP é um relatório que traz informações mensais sobre acidentes e óbitos em consequência de ocorrências no trânsito, em todo o Estado. O documento apresenta dados do gênero, faixa etária, perfil da vítima e tipos de acidentes. O programa é baseado na triagem e tabulação de boletins de ocorrência da Polícia Civil do Estado de São Paulo, para o cálculo das estatísticas relativas a óbitos no trânsito. Para cálculo das estatísticas relativas a acidentes de trânsito com vítimas, são utilizados os dados recebidos pela Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal.

Imagem: Mayara Nascimento

- PUBLICIDADE -