Guarulhos registra quase 50 mortes devido a câncer de pulmão

- PUBLICIDADE -

Lucy Tamborino

Hoje é o Dia Mundial sem Tabaco e em Guarulhos os dados ainda são alarmantes. Segundo a Secretaria da Saúde, um total de 48 residentes da cidade morreram no primeiro quadrimestre deste ano, após serem diagnosticados com câncer de pulmão. Já em todo ano passado foram registrados 171 óbitos. O cigarro é o responsável por 90% das mortes por câncer de pulmão no país.

Por se tratar de procedimento de alta complexidade que, dentro da esfera de competências do Sistema Único de Saúde (SUS), cabe aos hospitais estaduais realizar o tratamento. Portanto, feito o diagnóstico do câncer na rede municipal, o paciente é cadastrado na Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross), da Secretaria Estadual de Saúde. A central fará a captação da vaga em um dos hospitais da Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer, de acordo com as necessidades específicas de cada paciente.

Segundo especialistas, esse tipo de câncer está entre os que mais matam, por apresentar maior malignidade em relação a outros tipos. Um dos principais fatores de risco é o tabagismo, que pode aumentar as chances de o indivíduo adquirir a doença. Mesmo assim, o uso de cigarros ou similares não é o único fator influenciador para doença, a poluição de grandes metrópoles é outra causa.

Imagem: Divulgação

- PUBLICIDADE -