Guarulhos registra quase 200 casos de sarampo; 80 deles foram identificados em uma semana

Dia D de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo.

Lucy Tamborino

Guarulhos já registrou até o momento 197 casos de sarampo, conforme balanço atualizado ontem pela Secretaria Municipal de Saúde. Desde a última quinta-feira (12), 80 novos casos foram confirmados. Ninguém foi a óbito na cidade, mas no Brasil quatro mortes já foram confirmadas.

A doença é altamente contagiosa e só vem crescendo no munícipio. Na quinta-feira (29) do mês passado eram 65 casos. Os registros da doença mais do que triplicaram em menos de um mês.

O Brasil não registrava casos de óbitos devido à enfermidade desde o último surto, em 1997. Para lidar com este problema, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Nova Cumbica abrirá neste sábado (21), pessoas que estão com a carteira de vacinação em atraso ou que não têm comprovação de imunização contra o sarampo podem aproveitar para colocar as doses do calendário nacional. Nesta data, a unidade ficará aberta das 8h às 16h pelo Programa Saúde Agora.

A UBS também já tem agendadas mais de 60 pessoas para passar em consulta médica e realizar o exame de prevenção do câncer de colo de útero (papanicolau). Durante todo o período de funcionamento, a unidade também ofertará testes rápidos para a detecção do HIV, sífilis e hepatites B e C; fará busca ativa de pacientes com suspeita de tuberculose; atualizará as condicionalidades do Programa Bolsa Família; dispensará medicamentos; bem como promoverá palestra sobre as arboviroses (dengue, chikungunya e zika vírus).

Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil