Guarulhos registra mais que o dobro esperado de chuvas no final de semana

Lucy Tamborino

Assim como no restante da Região Metropolitana de São Paulo, Guarulhos também foi atingida por forte temporal. A expectativa de chuva na cidade durante a sexta-feira (30) e o fim de semana era de 10 a 20 milímetros, porém o município recebeu chuvas de 35,2 a 107,6 milímetros. Os bairros mais atingidos foram Cumbica e Centro, com chuvas de mais de 100 milímetros em cada um.

Logo atrás ficaram os bairros Fortaleza, Nova Cidade e Parque Cecap, com cerca de 77, 71, 64 milímetros respectivamente. Entre todas as ocorrências, foram atendidos cinco alagamentos, sete enchentes, cinco quedas de muros, três desabamentos de moradias, entre outros.

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), que prepara a cidade desde o início do ano para reduzir danos naturais, atendeu a 38 ocorrências e prestou atendimento a mais de 200 famílias no período.

A Compdec doou 256 colchões, 170 cobertores e 100 cestas básicas às famílias que tiveram seus bens materiais atingidos, já as equipes de limpeza da Proguaru se deslocaram para diversas áreas da cidade no objetivo de retirar a lama e lixos das ruas, evitando que os resíduos ocasionem mais inundações.

“Apesar do enfoque que demos neste ano aos trabalhos de zeladoria e acompanhamento de riscos para diminuir transtornos, foge de nosso alcance prever um fenômeno natural como esse. Nossas equipes vão continuar trabalhando fortemente para prestar atendimento às famílias e retomar a tranquilidade na cidade”, pontou o prefeito Gustavo Henric Costa, conhecido como Guti.

Imagem: Divulgação