Guarulhos registra 278 casos de sarampo

- PUBLICIDADE - Anuncie

Lucy Tamborino

Guarulhos já registrou até o momento 278 casos de sarampo, conforme balanço atualizado ontem pela Secretaria Municipal de Saúde. Desde a última quinta-feira (19), 87 novos casos foram confirmados. Ninguém foi a óbito na cidade, mas no Brasil seis mortes já foram confirmadas. As duas últimas acontecerem na capital, onde uma mulher de 31 anos, sem histórico de vacinação, e um bebê do sexo masculino de 26 dias entraram em óbito.

O Brasil não registrava casos de mortes devido à enfermidade desde o último surto, em 1997. Para lidar com este problema, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Paraventi, vai funcionar neste amanhã das 8h às 16h pelo Programa Saúde Agora.                 

O bloqueio para evitar a transmissão do sarampo atualmente é seletivo, ou seja, somente para atualizar as carteirinhas em atraso da população a partir dos seis meses de idade. Guarulhos ainda entrou na lista das 39 cidades com recomendação para vacinar crianças entre seis e 11 meses de idade contra o sarampo – até agora 6.898 mil bebês com essa idade foram imunizados. A expectativa é vacinar toda a faixa etária, população que é estimada pelo Ministério da Saúde em 10.610 habitantes.

Além de disponibilizar a vacina contra o sarampo, a UBS Paraventi vai oferecer cerca de 40 consultas em clínica médica, a maioria para pacientes previamente agendados, bem como aproximadamente 30 coletas de papanicolau (exame de prevenção ao câncer de colo de útero). Durante o sábado, a população local também poderá procurar a unidade para regularizar os compromissos do programa Bolsa Família.

Imagem: Lucy Tamborino

- PUBLICIDADE -