Guarulhos registra 16 mortes por aids

- PUBLICIDADE -

Lucy Tamborino

Em Guarulhos um total de 16 pessoas morreram devido a aids no primeiro quadrimestre deste ano – o que significou 61% dos 26 pacientes que contrariam a doença neste período na cidade.  Os dados são da Secretaria de Saúde de Guarulhos.

Coincidentemente, o número de mortes dos guarulhenses no mesmo período do ano passado, se repetiu com 16 óbitos, apesar disso foram identificados 50 casos da doença – quase o dobro desde ano.

Já em todo o ano passado 111 pessoas contraíram aids, destas 35 morreram – significando quase 32% do total. Mesmo os números não sendo animadores, em 2017 a notificação foi ainda maior com 136 casos de aids e 69 óbitos.

De acordo com a administração municipal, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) ofertam insumos de prevenção e testagem rápida para HIV, e outras doenças como, sífilis e Hepatites B e C, entre outras. A cidade conta com dois serviços especializados na assistência às pessoas que contraíram aids, um no Parque Jurema e o outro no Gopoúva. Para as crianças, o tratamento é realizado no Ambulatório da Criança, localizado na região central.

Dados do Ministério da Saúde demonstram uma redução de 16% dos casos e óbitos por aids no Brasil nos últimos quatro anos. Segundo a pasta, fatores como a garantia do tratamento para todos, a melhora do diagnóstico, a ampliação do acesso à testagem e a redução do tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento contribuíram para a queda.

Imagem: Agência Brasil

- PUBLICIDADE -