Guarulhos recupera mais de 200 milhões de litros de água furtada

Lucy Tamborino

Nos últimos dois anos, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Guarulhos recuperou cerca de 215 milhões de litros de água furtada na cidade por meio de ligações clandestinas. Foram, aproximadamente, 146 milhões de litros em 2017 e 69 milhões no ano passado.

Ao todo foram 511 ligações irregulares, responsáveis pelo furto de água na cidade. Destas, 384 ligações clandestinas foram localizadas em 2017 e 127 no ano seguinte. 

As multas por esse tipo de ocorrência são aplicadas pela legislação municipal e a cobrança retroativa realizada com base no consumo médio de edificações do mesmo padrão de ocupação.

Atualmente, para identificar esse tipo de crime, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), atual responsável pelos serviços na cidade, trabalha com as equipes de caça-fraude. Essas acompanham o consumo e vistoriam os imóveis. A companhia também conta o apoio da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo para operações conjuntas nos casos de maior complexidade. O responsável responde por crime de furto, podendo pegar até oito anos de detenção.

Imagem: BigStock