Guarulhos receberá ‘Cine na Praça’ em abril

Lucy Tamborino

Guarulhos receberá o projeto “Cine na Praça”, que levará cinema em área aberta em dez praças da cidade. A primeira exibição deve acontecer em abril no Jardim Cidade Aracília. A medida é uma parceria com a iniciativa privada, sem custos para prefeitura.

“Um projeto como esse tem o potencial de descentralização de cultura, de levar ações para espaços que nós não temos equipamento. Essa foi a nossa preocupação”, explicou Vitor Souza, secretário de Cultura em entrevista à Folha Metropolitana. Outras regiões como Água Chata, Cidade Soberana, Parque Continental I e Mikail também devem receber sessões.

Souza ainda negocia a exibição de filmes de produções locais. “A nossa expectativa é que antes de cada exibição consigamos mostrar filmes do dia a dia da cidade”, pontua.

No comando da pasta há dois meses, o secretário afirma que está mapeando as ações que já acontecem. Entre as ações realizadas estão à definição de pontos que deverão ter atividades frequentes, como a Biblioteca Monteiro Lobato, o Centro Permanente de Exposições de Arte Professor José Ismael, além dos Teatros Padre Bento, Nelson Rodrigues e Adamastor.

Este ano o Conselho Municipal de Políticas Culturais ainda deve elaborar o Plano Municipal de Cultura. “A conferência acontece em 21 e 22 de setembro no Adamastor onde apresentaremos a versão final desse plano. Isso é fundamental, um projeto reflexivo da cultura da cidade”, disse Souza afirmando que a participação da população nessas diretrizes é fundamental.

Imagem: Lucy Tamborino