Guarulhos recebe Selo Amigo do Idoso e ganha veículos novos para o Banco de Alimentos e Conselho do Idoso

- PUBLICIDADE -

Da Redação

O aniversário da cidade de Guarulhos, que completou 458 anos no último sábado (8), foi marcado por uma série de presentes. Entre eles, o Selo Amigo do Idoso, conferido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Assistência Social em reconhecimento às boas práticas adotadas ao segmento. A cidade também ganhou dois veículos novos: um furgão refrigerado modelo Peugeot Expert foi entregue ao Banco de Alimentos do Município e um Citroën Air Cross para o Conselho Municipal dos Diretos para Pessoa Idosa.

O Selo Amigo do Idoso foi criado com o objetivo de estimular os municípios e entidades públicas e da sociedade civil a implantarem ações referenciadas pelo Programa São Paulo Amigo do Idoso, do Governo do Estado. Para obter o Selo é necessário o cumprimento de metas e ações como implantar o Conselho Municipal do Idoso, atualizar o cadastro de idosos no Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico, realizar diagnósticos, entre outras.

“Guarulhos é uma referência no atendimento a pessoa idosa e temos muito orgulho de presentear a cidade com o Selo, no dia de seu aniversário”, comentou o secretário estadual de Desenvolvimento e Assistência Social, Gilberto Nascimento Júnior.

O prefeito Guti enalteceu todo o trabalho desenvolvido no âmbito da assistência social. “Tenho muito orgulho do nosso time, que vem trabalhando incansavelmente para atender as pessoas em situação mais sensível, mesmo diante das dificuldades financeiras que, infelizmente, fazem parte do nosso dia a dia. Hoje é um dia de festa e agradecimento. Graças ao empenho de todos estamos recebendo esses veículos que vão ajudar muito no trabalho da Prefeitura”, comentou o prefeito.

O furgão foi obtido por meio de recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Federal e do município. Será o primeiro veículo refrigerado do Banco de Alimentos de Guarulhos – um dos primeiros bancos de alimentos públicos do país – e que atende 34 entidades fixas cadastradas, 11 instituições esporádicas e seis equipamentos públicos. Além disso, o veículo servirá ao projeto piloto Projeto Nutritivo Saber (Pronutris) do Programa de Segurança Alimentar e Nutricional. O Pronutris é um projeto da Prefeitura que visa distribuir alimentos provenientes de agricultura familiar e também doados às famílias em estado de vulnerabilidade social, cujos estados nutricionais são acompanhados por técnicos do Banco de Alimentos.

Já o Citroën Air Cross foi doado Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa pelo Fundo Nacional do Idoso, por intermédio do Conselho Nacional da Pessoa Idosa. Ele será usado para que o CNDPI visite instituições de longa permanência, verifique denúncia de maus tratos, entre outras tarefas.

O secretário municipal de Desenvolvimento e Assistência Social,Alex Viteralle, destacou a importância dos veículos. “O Banco de Alimentos nunca teve um veículo refrigerado; esse veículo será de grande valia. A ideia é usá-lo para entregas de alimentos saudáveis e frescos à população de extrema vulnerabilidade. Já o Citroën será usado para visitas em instituições,denúncias de maus tratos e no que concerne ao atendimento da pessoa idosa”, planeja Viteralle.

Imagem: Fábio Nunes Teixeira/PMG

- PUBLICIDADE -