Guarulhos recebe mais de 100 representantes de projetos sociais e conselhos municipais do Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Foto: Divulgação
- PUBLICIDADE -
Corrida Folha Metropolitana

Para fomentar e capacitar o trabalho executado pelos Conselhos Municipais de Direitos e organizações sociais das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, o Santander vai reunir mais de 100 representantes de projetos beneficiados pelos programas Amigo de Valor e Parceiro do Idoso. O encontro ocorrerá em Guarulhos, de 22 a 25 de abril, e terá trocas de experiências, aprofundamento de temas e palestras para que essas instituições possam adquirir mais conhecimento, fortalecendo a autonomia e a sustentabilidade para ampliar o impacto social na sociedade.

O Amigo de Valor e o Parceiro do Idoso são iniciativas do Santander que destinam recursos incentivados para projetos sociais que protegem e acolhem crianças, adolescentes e pessoas idosas em situação de violência ou violação de direitos. Em 2023, as iniciativas receberam recursos para enfrentar e prevenir situações de extrema vulnerabilidade social.

Estarão reunidos nos dias 22 e 23 cerca de 55 representantes de instituições beneficiadas pelo programa Amigo de Valor e dos Conselhos Municipais de Direitos de 14 municípios. Já nos dias 24 e 25 serão mais 45 representantes de projetos beneficiados pelo Parceiro do Idoso e Conselheiros de outros 11 municípios.

As iniciativas sociais participantes receberam capacitações on-line durante os anos de 2021, 2022 e 2023 e, nesse momento, será a fase presencial, com a mediação de especialistas em políticas públicas e garantia de direitos, com experiência acadêmica e prática em projetos sociais em todo o país. O objetivo da experiência é enriquecer discussões e oferecer percepções sobre como enfrentar os desafios das instituições sociais, reforçando a aplicação de boas práticas em suas atividades cotidianas.

Em paralelo, serão analisados os desafios para o fortalecimento dos conselhos, da participação e do controle social, assim como do sistema de garantia de direitos nos municípios. O juiz federal Kleiton Ferreira fará uma palestra sobre a importância da escuta humanizada na proteção e garantia de direitos.

“Este encontro presencial é uma etapa fundamental dentro de todo o processo que passamos de diálogo e contribuição com essas instituições. Será o momento de observar os resultados e compreender diagnósticos do presente e futuro para que tenham vida própria e longa. É nosso dever promover ações que contribuam para o fortalecimento e a garantia dos direitos das crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade”, diz Gabriela Bertol, head de Sustentabilidade do Santander Brasil.

- PUBLICIDADE -