Guarulhos recebe espetáculo ‘Morte e Vida Severina’

“Somos muitos Severinos

iguais em tudo na vida:

na mesma cabeça grande

que a custo é que se equilibra,

no mesmo ventre crescido

sobre as mesmas pernas finas

e iguais também porque o sangue,

que usamos tem pouca tinta.

E se somos Severinos

iguais em tudo na vida,

morremos de morte igual,

mesma morte severina:

que é a morte de que se morre

de velhice antes dos trinta,

de emboscada antes dos vinte

de fome um pouco por dia

Mas, para que me conheçam

melhor Vossas Senhorias

e melhor possam seguir

a história de minha vida,

passo a ser o Severino

que em vossa presença emigra.”

Trecho de Morte e Vida Severina

Dias 23, 24, 30 e 31 de outubro de 2021 às 19h no Teatro da Biblioteca Monteiro Lobato, os atores do Grupo InCenna, da Academia de Teatro DR&T, apresentarão o espetáculo “Morte e Vida Severina”. 

O poema dramático “Morte e Vida Severina” é a obra-prima do poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto (1920-1999). Escrito entre 1954 e 1955, trata-se de um auto de Natal de temática regionalista. Este texto conta a história de Severino, um retirante do Sertão nordestino que está migrando para Recife em busca de melhores condições de vida. Severino encontra no caminho outros nordestinos que, como ele, passam pelas privações impostas ao sertão.

A aridez da terra e as injustiças contra o povo são percebidas em medidas nada sutis do autor. Assim, ele retrata o enterro de um homem assassinado a mando de latifundiários, assiste a muitas mortes e, de tanto vagar, termina por descobrir que é justamente ela, a morte, a maior empregadora do sertão. É a ela que devem os empregos, do médico ao coveiro, da rezadeira ao farmacêutico.

Severino nota, ao vagar pela Zona da Mata, onde há muito verde, que a morte a ninguém poupa. Mas também retrata, que a persistência da vida é a única a maneira de vencer a morte.

Mas ao chegar em Recife, percebe que esta morte e miséria de que ele fugiu o acompanhou. Então ele resolve desistir de toda essa miséria. É quando ele encontra a vida através do nascimento de um bebê, filho do Senhor José Mestre Carpina, e percebe que mesmo na mais profunda miséria, a vida se faz uma presente explosão, mesmo pequena, mas que é capaz de preencher um coração sofrido e severino de esperança!

Segundo Ricardo Guarel, diretor do espetáculo, trazer esse clássico da literatura brasileira é fundamental para estimular cada vez mais nossos artistas nacionais. O objetivo é estimular o público a conhecer cada vez mais as maravilhosas obras desse artista que representa o nosso país.

Para essa montagem, as inovações tecnológicas se fundem com as tradições da nossa sociedade. Grande parte do cenário é composto por projeções de desenhos estilizando o verdadeiro trajeto feito por Severino, saindo do Sertão até chegar em Recife.

Uma outra novidade é na trilha sonora, que é executada ao vivo por uma viola nordestina e um violão de doze cordas, trazendo junto com a imagem, o som do Sertão.

SERVIÇO

Peça: Morte e Vida Severina

Gênero: Drama Musical

Produção: Grupo InCenna da Academia de Teatro DR&T

Local: Teatro da Biblioteca Monteiro Lobato

Dias: 23, 24, 30 e 31 de outubro de 2021 às 19h
Ingressos: R$-30,00 inteira e R$-15,00 estudantes, professores, maiores de 60 anos e leitores que trouxerem o recorte do seu jornal.
Classificação: Desaconselhável para menores de 10 anos.
Duração: 50 minutos. 

Adaptação e Direção: Ricardo Guarel       

Assistente de Direção e Iluminação: Aline Registro

Arranjos Musicais: Carlos Diomezio e Omar Farago

Cenário e Arte Gráfica: Jeff Petrickov

Violeiros: Omar Farago e Ricardo Guarel

Elenco: Jeff Petrickov, Emily Damata, Emily Xavier, Fernando Diniz, Giovanna Isabella, Isabella Maia, Janaína Boechat, Jéssica Albuquerque, Júlia Brito, Melissa Dametto, Ricardo Sotero e Victória David.

VENDA DE INGRESSOS NA ACADEMIA DE TEATRO DR&T

De Terças às Sextas, das 14 às 20 horas. Sábados, das 10 às 17 horas.

VENDAS DE INGRESSOS NA BILHETRIA DO TEATRO DA BIBLIOTECA

Dias 23, 24, 30 e 31 de outubro de 2021 a partir das 18h.

- PUBLICIDADE -